Trânsito e Transportes

AÇÃO

Setran implanta divisão de fluxo de veículos próximo às faixas de pedestres

Objetivo é reduzir acidentes de trânsito e aumentar a segurança viária

Publicado em: 04/05/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran implanta divisão de fluxo de veículos próximo às faixas de pedestres

Pintura de faixa contínua com tachões refletivos para evitar ultrapassagem indevida próximo às faixas de pedestres na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com a Rua Paraíba, Centro (Foto: Gil Carvalho)

A divisão de fluxo de veículos com pintura de faixas contínuas e instalação de tachões refletivos, a 30 metros de distância das faixas de pedestres, começou a ser realizada pelo setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran. Objetivo é reduzir acidentes e melhorar a segurança viária próximo aos cruzamentos de ruas e avenidas de Imperatriz.

A nova sinalização pretende ainda impedir a ultrapassagem indevida próximo às faixas de pedestres, conforme disciplina o artigo 32, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – que observa: “o condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem”.

O engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Royal, explica que “a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”.

De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, motoristas que fazem ultrapassagem em faixa contínua cometem infração de natureza gravíssima, de acordo com o CTB. “Temos implementado esses dispositivos de sinalização para melhor orientação dos motoristas, contribuindo para a segurança dos pedestres”, finalizou.

Trânsito e Transportes