Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura promove ações educativas para comemorar o dia do motorista e motociclista

Durante blitz foram disponibilizados panfletos educativos e viseiras novas aos motociclistas

Publicado em: 26/07/2019 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura promove ações educativas para comemorar o dia do motorista e motociclista

Setran em parceria com outros orgãos, realiza blitz na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa (Foto: Patrícia Araújo)

Com a proposta de incentivar responsabilidade dos condutores para a segurança e o cuidado com a vida, como também comemorar o dia do motorista, que foi celebrado dia 25 de julho, e o dia do motociclista, 27, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, em parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, Motoca e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Sest Senat, realizaram na manhã desta sexta-feira, 26, uma blitz educativa para os condutores de carros e motos na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, uma das principais vias de Imperatriz.

Além disso, o objetivo da ação foi também conscientizar a população sobre os cuidados que se devem ter no trânsito, tanto para os condutores como para os pedestres. A atividade possibilitou uma explicação mais detalhada para motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito e informações sobre direção defensiva, enfatizando os riscos e traumas recorrentes de uma má conduta.

Para a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, a blitz em ruas e avenidas são uma das ações mais eficazes, quando o assunto é educação no trânsito. “Durante todo o ano fazemos ações voltadas para os condutores de carros e motos. Hoje estamos comemorando o dia do motorista e motociclista, sabemos que prevenir é sempre melhor, então a Setran, juntamente com esses outros órgãos, está conscientizando os condutores sobre os cuidados necessários ao conduzir qualquer veículo”.  

Para o instrutor de pilotagem da motoca, Alexsandro Gomes, essa ação previne muitos acidentes. “Hoje estamos entregando panfletos, dando orientações aos motoristas com relação ao uso do cinto, ao motociclista em relação ao capacete, ao uso da cinta jugular, viseira limpa, e sua postura com a motocicleta, parece até repetitivo, mas essas informações salvam vidas". 

Além da disponibilização de panfletos educativos, os motociclistas com viseiras velhas receberam uma nova na blitz. “Os riscos de andar com viseira velha ou quebrada é muito alto, e muita gente não dá importância, então hoje explicamos a importância de trocá-la para que o motociclista tenha uma segurança maior no trânsito” afirma, Alexsandro.

Ainda segundo a coordenadora se não houver uma conscientização dos condutores de veículos de nada adiantará sinalizar ruas e avenidas, instalar novos semáforos e ampliar a quantidade de agentes de trânsito, se os motoristas, motociclistas e pedestres não respeitam as normas.

“Precisamos educar, falar, mostrar e bater na mesma tecla todos os dias, para que possamos usar a cidadania no trânsito, respeitando os demais usuários das vias, evitando tragédias”, explica Teresinha.

Trânsito e Transportes