verão 2019

VERÃO 2019

Placas de sinalização alerta sobre as normas de utilização das praias

Sinalização são fixadas para orientar banhistas

Publicado em: 25/07/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Placas de sinalização alerta sobre as normas de utilização das praias

Veranistas devem ficar atentos aos cuidados e restrições nas áreas de banhos (Foto: IMADRONEBR)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec alerta veranistas, por meio de placas de sinalização e advertência instaladas nas praias do Meio e Cacau, proibição de animais domésticos (cães), entrada de veículos automotores, exploração de trabalho infantil, áreas demarcas para banhos, entre outras medicas de segurança, com objetivo de proporcionar veraneio seguro, limpo e sem riscos de acidentes aos empreendedores que trabalham em ambas as praias, frequentadores e banhistas. 

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil esclarece que levar cães para praia é proibido. “Mesmo como as placas de sinalização alertando a proibição de cães nas dependências das praias, há aqueles que resistem em obedecer e acabam descumprindo as regras, o que pode gerar multas para quem insistir na pratica”, destaca.

Segundo ele, embora as praias sejam espaço público, há regras que tem que ser respeitadas. “Nossas ações consistem, além das placas de sinalização e advertência, em todas preventivas com orientações aos banhistas sobre os cuidados e preservação das praias. No entanto, uma vez ou outra tem aqueles que insistem em descumprir as normas e acabam estragando o lazer dos demais frequentadores”, ressalta.

O superintendente dá outra dica importante para os banhistas. “Crianças e adolescentes devem ser observadas o tempo todo pelos pais ou responsáveis, mesmo com a presença dos guarda-vidas, Corpo de Bombeiros ou locais que aparenta ser seguros", ressalta. 

Outro fator importante, segundo ele, é não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas. “É de extrema importância  que banhistas frequentem somente áreas demarcadas,  próximo a guarda-vidas e Corpo de Bombeiros, e não exceder na ingestão de bebidas alcoólicas ao  entrar na água, vez que a ingestão elevada pode provar acidentes graves e até fatais”, alerta.

Normas de utilização para manter as praias limpas e seguras

Proibidos objetos de vidros; linhas cortantes (cerol ou linha chilena); animais domésticos; churrasqueiras; entrada de veículos automotores; não deixe crianças sozinhas; não ultrapasse as áreas demarcadas para banho; não entre na água embriagado; não jogar lixo nas praias.

verão 2019