verão 2019

TURISMO

Praias de Imperatriz atraem mais de 20 mil pessoas por semana

Praias do Cacau e do Meio fortalecem o turismo e a economia local

Publicado em: 14/08/2019 por Regilson Borges

Superintendência de Defesa Civil

Praias de Imperatriz atraem mais de 20 mil pessoas por semana

O período de veraneio em Imperatriz vai até o dia 6 de setembro (Foto: Edmara Silva)

Há mais de dois meses aberto pela Prefeitura de Imperatriz, o período de veraneio na margem direita do Rio Tocantins ainda é o local preferido para quem deseja se refrescar do calor. As praias do Cacau e do Meio, por exemplo, atraem mais de 20 mil pessoas por semana, de acordo com a Defesa Civil.

Com previsão para finalizar oficialmente em 6 de setembro, as praias da cidade também proporcionam a geração de renda para aproximadamente 50 empreendedores locais, popularmente conhecidos como barraqueiros. Eles trabalham todos os dias, dia e noite, com a venda de comidas, como o típico peixe frito, arroz, farofa e o vinagrete.

Francilda Silva trabalha há mais de 15 anos na praia de Cacau e sabe bem como esse período ajuda nas despesas de casa. A empreendedora ainda ressalta o apoio da Prefeitura quanto à disponibilização da estrutura para que o verão de Imperatriz seja a cada ano melhor.

“A estrutura aqui tá ótima e não temos do que reclamar. Isso aqui é obra deles mesmo (da Prefeitura), e aí depois fazemos a nossa parte. Todo dia aqui tem movimento, no mês da férias foi mais intenso. Depois diminuiu durante a semana, mas aos finais de semana ainda aumenta”, finaliza.

SEGURANÇA

Equipes da Defesa Civil trabalham durante todo o dia, como suporte para as equipes de salva-vidas e os banhistas. O Michelangelo Abreu trabalha pela Defesa Civil nas praias desde o ano passado. De acordo com ele, “a rotina da equipe de agentes é bem diversificada. Ela vai desde o suporte dos salva-vidas, até o atendimento aos banhistas que têm deficiência na mobilidade, e aí precisam de ajuda”.

Ainda, conforme o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, foram realizados investimentos na iluminação, inclusive com instalação de postes em fibra de vidro, além dos serviços de terraplanagem nos estacionamentos, e a limpeza pública das praias todos os dias.

A estrutura que foi disponibilizada pelo prefeito Assis Ramos também conta com um palco para as serestas, que acontece toda quinta-feira, responsável por atrair centenas de pessoas. Toda a parte da padronização das barracas foi realizado pela Prefeitura.

Os banhistas também aprovam o trabalho do município. É o caso da banhista Francinete Lima, que estava pela primeira vez com a família e ficou feliz em encontrar um local limpo e seguro para se divertir. “A estrutura tem melhorado a cada ano. O gestor tem investido e tá bacana. Estou vindo pela primeira vez neste ano. Vim com a família. Vale a pena visitar a Praia do Cacau. A área de acesso ficou bacana.”, ressalta.

verão 2019