verão 2019

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura e VLI discutem ações ambientais para o período de veraneio 2019

Execução dos trabalhos será coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental da Semmarh

Publicado em: 03/07/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e VLI discutem ações ambientais para o período de veraneio 2019

Reunião define atividades de conscientização ambiental para as praias de Imperatriz (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e VLI Multimodal S.A, definiu na manhã desta quarta-feira, 03, sobre o trabalho de educação ambiental para o período oficial de veraneio 2019. A reunião aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida, 600, São Salvador.

A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, explicou sobre a proposta do projeto que será aplicado durante a data oficial do verão 2019, 06 de julho a 06 de setembro, nas praias do Cacau e do Meio. “Durante a temporada sensibilizaremos os banhistas e os empreendedores locais sobre a preservação ambiental, ressaltando a importância de uma praia limpa, tanto para o crescimento do turismo, como também para a manutenção e preservação da natureza. Essa parceria entre Prefeitura e VLI será fundamental nesse processo”, destacou.

Bárbara Brenda Soares, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, acrescentou que as ações visam alertar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no período de veraneio. “O trabalho educativo, entrega de panfletos e orientações, vai conscientizar os banhistas sobre o descarte correto dos resíduos. Eles serão conscientizados sobre como pequenos gestos, dentre os quais, não jogar lixo na praia, podem melhorar a qualidade de vida da população e na preservação do rio Tocantins”, observou.

De acordo com o analista ambiental da VLI, Jairo Carvalho, as ações fazem parte da execução de projetos de educação ambiental 2019, através de parcerias entre Poder Público e empresa de logística do Brasil que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A. “São atividades inseridas no cronograma de atividades ambientais deste ano da empresa com a Secretaria do Meio Ambiente. A VLI dispõe de um programa de Educação Ambiental que desenvolve ações de forma participativa em toda extensão organizacional da empresa”, afirmou.  

Além das ações de educação ambiental para o período de veraneio 2019, a parceria Prefeitura e VLI, também contempla o município com estudos ambientais para elaboração do Plano Municipal de Biodiversidade, construção de parquinho Ecológico, treinamento de meio ambiente e oficina de reciclagem no Residencial Itamar Guará I e II, e construção de uma horta comunitária e cursos de reaproveitamento de materiais recicláveis e capacitação para segregação e destinação de resíduos, destinados aos moradores da Vila Davi II.

verão 2019