Desenvolvimento Econômico

PREVENÇÃO COVID-19

Prefeitura regula funcionamento do comércio para combater o Coronavírus

Deliberação do conselho econômico reúne medidas de decreto estadual e municipal

Publicado em: 24/03/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Prefeitura regula funcionamento do comércio para combater o Coronavírus

Prefeitura, representantes de sindicatos e associações reunidos para deliberar o funcionamento do comércio em Imperatriz (Foto: IMADRONEBR)

Uma série de medidas, restrições e cuidados estão sendo tomadas para o combate ao Covid – 19. Para reforçar as decisões já publicadas em decreto federal, estadual e municipal, o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico, Cedei, reuniu Poder Público e representantes da sociedade para reforçar em um documento só, quais são as medidas que se aplicam em Imperatriz.

Os serviços considerados essenciais para a sociedade continuam funcionando, mas com restrições, seguindo as medidas de segurança para evitar contágio do vírus. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, disponibilizou dois números de WhatsApp para prestar esclarecimento para toda população, e ajudar a informar sobre o que pode funcionar ou não”, conta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares.

Vale ressaltar que algumas empresas devem obedecer às seguintes regras: Jornada de trabalho deve ser de 50%, ou seja, das 8h às 12h, e com redução de funcionários em 60%; liberar trabalhador que tenha algum sintoma do Covid – 19; atender o público preferencialmente por telefone, e-mail ou WhatsApp, e liberar demais trabalhadores considerados do grupo de risco.

O que funciona?

- Indústrias

- Empresas de autopeças (lojas de autopeças, oficinas, mecânicas, metalúrgicas, torneadoras e congêneres);

- Escritórios de contabilidade

- Fornecedores de materiais para Construção Civil (incluindo lojas de vendas de EPI)

Outros serviços já haviam sido excluídos do período de isolamento social, ou seja, continuam funcionando e obedecendo as medidas de segurança e saúde. Farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e de odontologia, laboratórios de exames clínicos, de imagem e clínica de vacinação, também funcionam, com as devidas restrições e cuidados.

A decisão para esses estabelecimentos foi tomada após reunião Cedei e do Ministério Público, por meio do promotor Sandro Bíscaro. Os números disponibilizados pela Sedec são: (99) 98192-0330 e 98182-7507.

As reuniões para deliberar sobre o comércio da cidade também contam com representantes de todos os setores econômicos, sendo eles: Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Sindicato das Autopeças, Sindicato do Comércio, Sindicato da Indústria e Construção Civil de Imperatriz, Sindicato do Contabilistas, Sindicado da Indústria Moveleira de Imperatriz e Região, Comitê da Cidadania, Secretarias Municipais de Administração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e o Ministério Público Estadual.

Desenvolvimento Econômico