Trânsito e Transportes

INVESTIMENTO

Tecnologia e conforto melhoram transporte público em Imperatriz

Frota moderna, novas rotas e aplicativo de localização estão entre os benefícios

Publicado em: 09/05/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Tecnologia e conforto melhoram transporte público em Imperatriz

Frota moderna, novas rotas e aplicativo de localização estão entre os benefícios (Foto: Patrícia Araújo)

Desde o começo do ano passado, o serviço de transporte público melhorou de forma considerável, oferecendo conforto e tecnologia aos usuários em Imperatriz. A empresa Rio Anil Transporte e Logística, Ratrans, contratada para realizar o serviço, iniciou a modernização da frota com ônibus climatizados e implantou o aplicativo "Meu Ônibus Imperatriz", que possibilita o passageiro acompanhar  a rota dos coletivos, com localização em tempo real.

Os veículos dispõem de sistema de monitoramento via GPS, permitindo através do aplicativo, ao usuário a se programar, medida facilitada depois que a Prefeitura de Imperatriz passou a oferecer gratuitamente internet nas principais paradas da região central.

Gilson Neto, diretor da Ratrans, explica que o cliente pode baixar o aplicativo pelo celular em qualquer aparelho com sistema operacional android ou IOS. O sistema de rastreamento funciona via internet. A pessoa pode conferir em que ponto do mapa da cidade o ônibus está, em tempo real, e ainda, quanto tempo chega à parada mais próxima. “Temos algumas paradas de ônibus que possuem internet, facilitando bastante o acesso das pessoas que utilizam o aplicativo”, afirmou.

Para agilizar o transporte público, o sistema de velocidade operacionail das linhas foi desenvolvido com a fiscalização em várias ruas que tinham estacionamentos ilegais, tornando o trânsito mais lento, inclusive das linhas de ônibus. Medida adotada foi utilizar a Rua Piauí como opção de deslocamento para os passageiros que tinham apenas as avenidas Bernardo Sayão ou Dorgival Pinheiro de Sousa.

A desobstrução em vários trechos da Avenida Ceará também contribuiu para agilizar o transporte público no sentido Centro-Santa Rita, contribuindo ainda no atendimento de horários específicos e rotas para os estudantes que residem nos bairros Sebastião Régis, Ouro Verde e São José, na região do Santa Rita.

Trânsito e Transportes