Saúde

PREVENÇÃO

Saúde pretende ampliar número de mulheres nas ações da campanha Outubro Rosa

Programação conta com seminário, palestras e caminhadas.

Publicado em: 17/09/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Saúde pretende ampliar número de mulheres nas ações da campanha Outubro Rosa

O secretário de saúde, Alair Firmiano, em discurso durante pré-lançamento da campanha "Outubro Rosa". (Foto: João Rodrigues)

Durante a campanha “Outubro Rosa” deste ano a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, projeta aumentar em 25% o índice de mulheres contempladas em todas as atividades desenvolvidas entre os dias 1º e 31 de outubro do ano passado. Ao todo, em 2018 foram 25.630 mulheres envolvidas em programações como palestras em empresas privadas, caminhadas e atendimentos em Unidades Básicas de Saúde, UBS.

A campanha será aberta no dia 1º de outubro com o 1º Seminário de Saúde da Mulher intitulado “Diretrizes e Boas Práticas”, às 8h30, no auditório da Semus. Anúncio da programação se deu no pré-lançamento da campanha “Outubro Rosa”, na última sexta-feira (13) para servidores da saúde municipal, no auditório do IBIS Hotel. Participaram da solenidade o secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Janaína Ramos e a vereadora Fátima Avelino.

“A organização prévia e o planejamento são importantes porquê permitem condições para que o evento aconteça da melhor forma possível”, destacou Alair Firmiano, acrescentando que as ações da Secretaria de Saúde voltadas para as mulheres acontecem durante todo o ano e são intensificadas em outubro. Ele também fez questão de parabenizar a coordenação da campanha pelo planejamento.

Coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Thamisa Fialho, disse que esta é uma oportunidade de mostrar avanços e buscar a excelência da campanha anual que alerta sobre a prevenção do câncer de colo de útero e de câncer de mama.

“Quando organizamos tudo com antecedência não tem como dar errado, pois pensamos nas ações do dia 1º ao dia 31 de outubro, que acontecem de maneira simultânea por toda a cidade, seja no setor privado ou setor público”, frisou a coordenadora.

A escolha do público-alvo composto por coordenadores de UBS, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros, para pré-lançamento foi estratégica para garantir mais sucesso da campanha.

“Este evento é importante para disseminar informações do projeto, acolhimento, conversa, explicações e tirar dúvidas dos profissionais de saúde em relação ao projeto do Outubro Rosa”, avaliou a coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco. Para ela, os profissionais que integram a Atenção Primária em Saúde têm participação fundamental na campanha Outubro Rosa em razão do contato mais próximo com os usuários do Sistema Único de Saúde, Sus.

A programação

De acordo com a coordenadora Thamisa Fialho, além do seminário de abertura, no dia 1º de outubro, uma intensa programação será desenvolvida todos os dias. Uma novidade deste ano é que serão realizadas três caminhadas.

No dia 2 será realizada a “Ação Rosa na Casa do Idoso Feliz”, às 8h30, na Casa do Idoso. A vasta programação conta com parcerias como o “Ônibus Rosa”, o Coral de Idosos e atendimentos ginecológicos.

Três caminhadas serão realizadas. A primeira delas, no dia 19, denominada “Caminhada Outubro Rosa” terá a largada às 8h na Praça de Brasil e chegada na Praça de Fátima, no Centro. No dia 23 será a vez da caminhada no bairro Santa Rita, às 6h30 e dia 26, no mesmo horário nos bairros Conjunto Nova Vitoria I e II, com largada em frente à Associação de Moradores, às 17h. No dia 31 o encerramento da campanha será às 17h com música ao vivo na Concha Acústica da Avenida Beira-Rio.

Saúde