Saúde

SERVIÇO

Veja como buscar atendimento para pessoas com transtornos mentais durante a pandemia

O CAPS III e CAPS AD funcionam em plantão 24 horas.

Publicado em: 14/05/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Veja como buscar atendimento para pessoas com transtornos mentais durante a pandemia

Complexo de Saúde do Parque Anhanguera funciona 24h (Foto: Patrícia Araújo)

Devido à pandemia do novo coronavirus, em que umas das orientações é evitar as aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Rede de Saúde Mental, adotou novo fluxo de atendimento para pacientes com transtornos mentais leves, moderados ou graves. As urgências de pacientes da Rede de Saúde Mental são atendidas em plantão 24h nos Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, CAPS-AD, e CAPS III, ambos sediados no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.

Coordenador do CAPS III - Renascer, o enfermeiro Patricio Francisco da Silva, explica que as pessoas que apresentam depressão, ansiedade e insônia em nível leve, irão encontrar auxílio no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Amazonas, 520, próximo ao Hospital Municipal, para ser atendido de acordo com sua necessidade. "O atendimento ocorre no período das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira".

Os casos são considerados graves quando a pessoa apresenta delírios, alucinações e até tentativa de suicídio. Nesse caso, o paciente deve ser levado ao CAPs-III.

Como o próprio nome sugere, o CAPS Álcool e outras drogas , CAPS AD, é o local que recebe paciente que sofre com algum problema relacionado ao uso de substância química. Funcionam é em regime de plantão 24h e pode fazer também internação.

Atendimento remoto

Localizado na rua Itamar Guará, 222, no bairro Tres Poderes, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil, CAPS Infantil, atende crianças de 0 até 18 anos incompletos com transtornos como autismo e imperatividade.

Nas redes sociais, da Rede de Saúde Mental divulga os números para informações. Cada unidade tem um número distinto. O Ambulatorio de Saúde Mental colocou dois telefones para contato que são eles: (99) 99150-8693  de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

CAPS Infanto Juvenil funciona pelos telefones: 98187-2288 / 98136-1856 / 98441-1175 de segunda à sexta feira das 8h às 12h.

“O atendimento remoto, também, acontece pelos números que divulgamos, só que tem casos que não dá para atender por telefone porque são pessoas que precisam de uma medicação, então é preciso mesmo o atendimento presencial para a consultar com o psiquiatra e ele prescrever esta medicação”, observou Patrício Silva, que é especialista em saúde mental.

Nos casos leves é possível o atendimento com o psicólogo ou outro profissional pelo telefone.

A Rede de Saúde Mental informa que o atendimento de consultas ambulatoriais e cumprimento de Projeto Terapêutico Singular, PTS, serão reestabelecidos assim que for estabilizada a situação preventiva contra o novo coronavirus.

Saúde

Apaixone-se por Imperatriz