169 anos de Imperatriz

CAFÉ DA MANHÃ

UPA São José comemora 5 anos de serviços prestados à população

Dados de dezembro de 2016 a maio de 2021 somam mais de 2 milhões de procedimentos realizados

Publicado em: 14/07/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

UPA São José comemora 5 anos de serviços prestados à população

Unidade tornou-se referência em 2020 no combate à pandemia de Covid-19 (Foto: Patrícia Araújo)

Prefeitura comemora os 169 anos de Imperatriz e na programação foi inclusivo café da manhã dos 5 anos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, criada em 16 de julho de 2016, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A comemoração iniciará às 8h, desta quinta-feira, 15 de julho, com café da manhã, momento devocional com representantes religiosos, apresentação da orquestra filarmônica da Igreja Assembleia de Deus, exposição cultural do Boi Bem Querer e logo após, o encerramento com o corte do bolo.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, destaca os serviços ofertados na instituição que se tornou referência em 2021, no cenário de pandemia de Covid-19. “A UPA traz em sua trajetória a luta dessa gestão em manter a instituição em pleno funcionamento. Recebemos a unidade com vários problemas estruturais e por pouco não fechou suas portas em 2016. Tivemos que mostrar ao Ministério da Saúde a quantidade de demandas atendidas, justificando assim sua permanência. Hoje a instituição carrega a memória de funcionários que, literalmente, doaram suas vidas para que no pico da pandemia muitas pessoas pudessem se salvar. Hoje é um momento de alegria e gratidão por tudo o que já vivenciamos”, relata.

Sobre os 2.238.186 (dois milhões duzentos e trinta e oito mil cento e oitenta e seis) procedimentos realizados em 5 anos de fundação, a diretora da UPA São José, Jordanna Nunes, relata a importância da instituição. “A unidade é estrategicamente localizada na região do grande Santa Rita, o que colabora na descentralização de pontos de atendimento da rede municipal de saúde. Os números apresentados ressaltam a importância dessa estrutura para a população que atualmente atua de forma mista, com ala exclusiva para Covid-19”, conclui.

Dos serviços ofertados pela unidade estão: consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem (Raio-X), eletrocardiograma, administração de medicamentos, observação do quadro clínico de pacientes, acompanhamento com serviço social e assistência de enfermagem.

169 anos de Imperatriz