Notícias

MELHORIA

Ação de limpeza e desobstrução de bocas de lobo reforça prevenção a alagamentos

Medida diminui pontos críticos e facilita escoamento de águas pluviais

Publicado em: 07/11/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Ação de limpeza e desobstrução de bocas de lobo reforça prevenção a alagamentos

Caminhão hidrojato agiliza serviço nos bairros de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

O serviço de limpeza e desobstrução no sistema de águas pluviais foi agilizado pelas equipes de drenagens para evitar pontos de alagamentos nos bairros de Imperatriz. Trabalho é feito regularmente com apoio do caminhão hidrojato na retirada de resíduos que ficam acumulados nas bocas de lobos e galerias.

É importante que a população descarte lixo e objetos inservíveis em locais adequados, para evitar a obstrução a rede de drenagem, que pode provocar alagamentos nesse período de chuva, inclusive de média intensidade.

“É bom lembrar que as bocas de lobo são ‘portas de entrada’ do sistema de drenagem e, se houver sacolas plásticas, copos descartáveis, garrafas, e outros objetos nas calçadas e ruas, a chuva pode jogar todo esse material na rede, causando entupimento e diminuindo a vazão do sistema de drenagem pluvial”, explica o coordenador do caminhão hidrojato, José Francisco, o Zé Mototáxi.

Segundo ele, ações de limpeza foram realizadas nas sarjetas na Avenida JK, cruzamento com a Rua Santa Rita, e na marginal da BR-010, em frente à Localiza, com trabalho de desobstrução, limpeza e remoção de resíduos em dispositivo de drenagem pluvial. Também nas ruas Tocantins, no Parque Santa Lúcia, e na Coletora I, com serviços de desobstrução da caixa de passagem da rede pluvial.

“Nós deslocamos ainda o caminhão hidrojato para atender ocorrência na Rua Castro Alves, na Vila Nova, e na Rua Simplício Moreira, próximo ao Restaurante Popular”, disse ele, que enfatiza ainda o serviço de limpeza de bocas de lobo nas ruas Paraíba com Avenida Getúlio Vargas; Rua Luís Domingues, com a Avenida Ceará, e Rua Paraíba com a Avenida Santa Teresa, no Centro.

O secretário de Infraestrutura Fábio Hernandez assinala que “essa é uma determinação do prefeito Assis Ramos para que todo sistema de águas pluviais seja limpo e desobstruído, pois evitam inundações, que além de causar transtornos, prejudicam também a saúde pública. É de fundamental importância para o bom funcionamento dos dispositivos de drenagens a execução desses serviços de limpeza e desobstrução”, concluiu.

Notícias