Assistência Social

SERVIÇO

Centro POP realiza 1.109 atendimentos no mês de julho

Local acolhe pessoas em situação de rua e auxilia na inserção social delas

Publicado em: 19/08/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Centro POP realiza 1.109 atendimentos no mês de julho

Além dos atendimentos de saúde, o Centro auxília na resolução de pendências ou irregularidades em documentos pessoais caso seja necessário. (Foto: Patrícia Araújo)

As atividades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop, não foram paralisadas durante a pandemia do coronavírus em Imperatriz. O programa mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realizou 1.109 atendimentos individuais e coletivos no mês de julho. O local atende e acolhe pessoas em situação de rua. 

São assistidos aqueles que fazem das ruas, praças, viadutos e logradouros públicos sua habitação. Além de pessoas que chegaram até a cidade e não possuem condições financeiras de continuar viagem ou vieram até Imperatriz procurar por emprego, mas não obtiveram sucesso e se encontram sem condições para se manter. 

Ao procurar o Centro Pop, primeiramente o usuário tem a oportunidade de se higienizar e também recebe uma refeição: o local serve almoço e lanche para os atendidos. Depois, passa pela triagem com psicólogo e assistente social para levantar as necessidades e quais os encaminhamentos precisam ser feitos ao usuário. O local realiza o direcionamento dos usuários para a Rede: saúde, habitação, educação e entre outras demandas. 

A coordenadora do Centro Pop, Francisca Antonia Correia, explica que além dos atendimentos de saúde, é feito o auxílio na resolução de pendências ou irregularidades em documentos pessoais, caso seja necessário. “Boa parte dos usuários estão com os vínculos interrompidos com a sociedade e a família. Aqui ele pode ser atendido durante três meses, que é o tempo que precisamos para inserir essa pessoa seja no Centro Terapêutico, mercado de trabalho ou novamente no convívio familiar”. 

Onde fica o Centro Pop? 

Endereço: Rua Coronel Manoel Bandeira

Funcionamento: de 8h às 17h

Assistência Social