Assistência Social

PROGRAMA

Prazo para acompanhamento nutricional do Bolsa Família termina dia 31

Crianças até sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos devem fazer registro de peso e altura

Publicado em: 05/05/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prazo para acompanhamento nutricional do Bolsa Família termina dia 31

Crianças até sete anos e mulheres entre 14 a 44 anos devem fazer registro de peso e altura (Foto: Edmara Silva)

Beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não fez acompanhamento nutricional obrigatório nas Unidades Básicas de Saúde tem até o final de maio para procurar o posto mais próximo da sua casa, sob pena de bloqueio e perda do benefício. Esse procedimento é feito duas vezes por ano e no primeiro semestre, prazo se estende apenas até dia 31 de maio sem possibilidade de prorrogação.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Janaina Ramos, procedimento é uma exigência do Governo Federal e já deveria fazer parte da rotina dos beneficiários. “No entanto, todo ano alguns ficam sem fazer e quando tem o benefício bloqueado nos procuram. Por isso alertamos que crianças até sete anos de idade e mulheres de 14 a 44 anos devem comparecer ao posto de saúde mais próximo, o quanto antes para registro de peso e altura. Quem perder esse prazo vai ser excluído do programa e deixar de receber seu bolsa família”, alertou.

O coordenador do Programa Bolsa Família, Junison Silva, explica que esse acompanhamento é uma das condicionalidades de saúde exigidas pelo Ministério para pagamento do benefício. “O que as famílias precisam, é apenas procurar as UBS´s , principalmente quem é de área descoberta (aquelas famílias que não recebem visita de Agentes Comunitários de Saúde) pois todas as equipes já treinadas e aguardam estas  famílias neste período”, afirmou.

Assistência Social