Assistência Social

DIVERSÃO

Sedes realiza ações em comemoração ao dia das crianças

Encerramento das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 11

Publicado em: 11/10/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realiza ações em comemoração ao dia das crianças

Na programação, além dos momentos de lazer e recreação, as crianças fizeram apresentações, lancharam e receberam brinquedos. (Foto: Assessoria)

Teatro, danças, exercícios de coordenação motora e várias brincadeiras pedagógicas. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas durante três dias, na Semana da Criança, com pequenos de zero a seis anos de idade. O encerramento das ações festivas ocorreu nesta sexta-feira, 11, nos Centros de Referência de Assistência Social, Cras, dos bairros eSanta Rita, Bacuri, Santa Lúcia e Cafeteira.

A iniciativa é promovida nos Cras pelo Programa Criança Feliz, PCF, no Santa Rita, em parceria com o Espaço Conviver. Já o encerramento contou também com a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, no Bacuri, Santa Lúcia e Cafeteira. Na programação, além dos momentos de lazer e recreação, que tem a participação das famílias, as crianças fizeram apresentações, lancharam e receberam brinquedos.

Uma das visitadoras do PCF, Helen Canela Andrade, comenta que é nítida a alegria não apenas das crianças atendidas durante o evento, mas também das famílias e dos profissionais que compõem as equipes. “É de grande importância ver a concretização de uma ação como essa. Ficamos alegres ao ver a interação entre as famílias, esse sinal de participação nos deixa imensamente agradecidos”, contou.

Implantado em 2017 no município, o Criança Feliz tem o objetivo de ampliar a rede de atenção e cuidado com as crianças na primeira infância. O programa tem uma equipe de supervisores e visitadores domiciliares, que acompanham as famílias e os responsáveis e dão orientações sobre como estimular o desenvolvimento infantil. As ações gerais integram áreas da saúde, educação e cultura, cerca de mil crianças são assistidas pelo programa nos quatro Cras de Imperatriz.

O Espaço Conviver é um ambiente nos Centros de Referência, para a realização de atividades educacionais e de desenvolvimento psicomotor de crianças. Profissionais treinados realizam esses trabalhos no local, com crianças de até seis anos de idade. Já os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são núcleos que realizam trabalhos sociais com famílias e atuam na prevenção das situações de risco.

Assistência Social