Assistência Social

EDUCAÇÃO

Projeto ensina matemática para idosos em Imperatriz

Usuários da Casa do Idoso Feliz aprendem as operações matemáticas por meio do projeto Calculando

Publicado em: 31/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Projeto ensina matemática para idosos em Imperatriz

Projeto Calculando é ofertado aos idosos desde o ano de 2018 (Foto: Regilson Borges)

Aprender matemática se tornou algo mais divertido para os idosos que frequentam a Casa do Idoso Feliz. Nesta quinta-feira, 31, duas turmas participaram do projeto Calculando, que estimula a alfabetização dos idosos na resolução das operações básicas da Matemática, como adição, subtração, divisão e multiplicação. Esta é a segunda edição organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes.

A pedagoga Michele Alvarez participa do projeto desde o início e sabe da importância de ensinar algo básico para os idosos da cidade que frequentem a Casa. “O Projeto Calculando visa estimular as operações matemáticas. Eles sabem somar e diminuir, mas quando colocam numa armação de contas, com dois ou mais números, eles pensam que não conseguem. Então o Calculando é um desafio pessoal, pois eles desenvolvem algo além do cálculo, é mais amplo”, comenta.

A ação acontece desde o ano passado e o objetivo é que, a cada ano, uma nova operação faça parte do projeto, como agora, em que os idosos estudaram subtração. Um dos pontos positivos é a desinibição dos deles, pois alguns têm vergonha de errar na frente dos outros, de acordo com a pedagoga. “De certa maneira ajuda como uma terapia ocupacional, pois eles trabalham números e pensam como resolver os problemas”, afirma Michele.

José Pereira da Silva é usuário da Casa há 11 anos, mora no bairro Juçara e sempre participa das ações. Ele conta sobre a satisfação de participar do projeto. “Moço, tá bom demais! Eu aprendi muitas coisas, teve um erro meu que passou despercebido, mas aqui tá bom demais. Aprendi sobre os números. Tudo o que eu aprendi aqui, passo para alguém que não sabe”.

Glória Maria de Araújo, também usuária do local há dois anos, diz ter aprendido mais do que ela sabia. “Sei fazer a conta de mais e menos, dividir e multiplicar ainda quero aprender. Quando eu ia para o colégio, não queria saber de conta de jeito nenhum. Mas olha só, eu estou aqui aprendendo. Todo mundo pode aprender”, relata cheia de alegria.

Assistência Social