Assistência Social

BENEFÍCIO

Prorrogado prazo de atualização de cadastro do BPC Idoso no CadÚnico

Em Imperatriz mais de 1.700 pessoas ainda não fizeram o procedimento

Publicado em: 03/01/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prorrogado prazo de atualização de cadastro do BPC Idoso no CadÚnico

Prorrogação vai ajudar aqueles que não cumpriram os critérios dentro do prazo (Foto: Léo Costa)

O Ministério do Desenvolvimento Social, MDS, através da Portaria Interministerial 5/2017, prorrogou para dezembro deste ano, o prazo de atualização do cadastro de idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, BPC, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Deficientes beneficiados, de qualquer idade, também devem se atualizar até a data já estipulada. O procedimento é uma recomendação do Tribunal de Contas da União, TCU, para aperfeiçoar a gestão de benefícios sociais.

“O cadastro deve ser atualizado, no máximo, a cada dois anos ou quando houver alteração nas informações já declaradas. A prorrogação vai ajudar aqueles que não cumpriram esses critérios dentro do prazo” - destacou Fátima Avelino, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Para fazer o cadastramento, o responsável familiar não precisa ser o beneficiário do BPC, basta que more na mesma casa e que divida a responsabilidade com despesas e renda. “É uma chance a mais para os idosos que não fizeram o cadastro. Com a prorrogação vai evitar que muitos fiquem sem o benefício” - ressaltou Junison de Souza Silva, coordenador do CadÚnico/Programa Bolsa Família.

A atualização pode ser feita em uma das seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na inscrição é preciso levar os seguintes documentos: CPF (obrigatório para todos os membros da família) ou Título de Eleitor do responsável pela Unidade Familiar e qualquer documento das outras pessoas da família como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência; identificação de cada pessoa; escolaridade; situação de trabalho e renda, entre outras informações. Mais de 20 programas sociais utilizam o cadastramento único.

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento Social, em novembro de 2017, mais de 4,5 milhões de pessoas receberam o BPC. Destes, 2 milhões são idosos e 2,5 milhões são pessoas com deficiência. Do total, mais de 2,3 milhões já estão no Cadastro Único e 2,1 milhões ainda precisavam realizar o cadastramento. Em Imperatriz, segundo informações da coordenação do programa, cerca 1.711 idosos faltam se cadastrar.

Sobre o BPC

O BPC é um benefício que assegura o pagamento de um salário mínimo mensal para idosos a partir dos 65 anos de idade, ou mais. Para receber o benefício, é necessário comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

Para a pessoa com deficiência, o BPC oferece um salário mínimo mensal para qualquer idade, por meio de avaliação médica e social do INSS que evidencie impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. O familiar recebe 1 salário mínimo de forma mensal.

Assistência Social