Assistência Social

CAPACITAÇÃO

Servidores da Sedes recebem qualificação sobre Setembro Amarelo

Iniciativa mostrou como acolher e encaminhar alguém com problemas mentais

Publicado em: 13/09/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores da Sedes recebem qualificação sobre Setembro Amarelo

A Companhia de Teatro da Casa do Idoso apresentou uma peça sobre os sintomas da depressão (Foto: Sara Batalha)

Chegou a vez da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, receber a capacitação do mês Setembro Amarelo, realizado pela rede de saúde mental do município,ligada à Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Momentos de oração, café da manhã e outras atividades, como uma palestra, foram ofertados para os servidores com o objetivo de mostrá-los o funcionamento de toda a rede em Imperatriz, como é o caso do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, desconhecido por muitas pessoas. 

De forma lúdica, a Companhia de Teatro da Casa do Idoso apresentou uma peça para falar sobre os sintomas da depressão. Participaram do evento servidores do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, do Serviço de Convivência de Vínculos, SCFU, e dos demais serviços ligados à Sedes. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, acredita que os servidores também fazem parte do público alvo da campanha desenvolvida ao longo do mês pela Semus. “A palestra faz parte das atividades da campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. E eu, enquanto secretária de Desenvolvimento Social, não poderia deixar de envolver as equipes dos serviços da Sedes nesta ação, porque os servidores lidam com o público diariamente. Falar é a melhor solução para aliviar a dor. Fale, converse, não sofra sozinho. Busque ajuda!”, incentivou.

Além de falar da existência dos CAPS em Imperatriz, a equipe da saúde mental também alertou para que as pessoas fiquem alertas quanto a presença dos sintomas dos problemas mentais. “Nem todo sofrimento psíquico é propriamente uma doença psíquica, mas mesmo este sofrimento merece atenção da Rede”, explicou a coordenadora do CAPS Infantil, Dandara Torres.

A servidora da Sedes, Therlly Ferreira, relata que “a capacitação é de extrema importância para mostrar que a prevenção ao suicídio é de responsabilidade de todos, trabalhando de forma intersetorial com todos os profissionais, para que a pessoa que está em sofrimento mental sinta-se acolhida e importante”, relata.

Ainda, de acordo com a coordenadora da rede de saúde mental, Kátia Carvalho, Imperatriz dispõe de uma rede equipada para atender todas as pessoas que necessitem. “O Município conta com os: CAPS 3, CAPS AD, CAPS Infanto Juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e a Residência Terapêutica”.

Assistência Social