Assistência Social

DIPLOMAÇÃO

10 novos conselheiros tutelares são empossados em Imperatriz

Com subsídio dobrado e vale alimentação, gestão municipal incentiva trabalho de proteção às crianças e adolescentes

Publicado em: 10/01/2020 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

10 novos conselheiros tutelares são empossados em Imperatriz

Evento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde (Foto: Mariana Campos)

Com a prerrogativa de zelar e fazer cumprir os direitos da criança e adolescente, os 10 conselheiros tutelares, que foram eleitos no Processo de Escolha Unificado, tomaram posse do cargo na manhã desta sexta-feira, 10. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Todo o processo de composição do Conselho durou cerca de seis meses e foi direcionado pela Casa dos Conselhos, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes. 

Na solenidade, o prefeito Assis Ramos destacou o importante trabalho dos conselheiros. Ele também lembrou que “nos anos anteriores, os conselheiros não recebiam o vale alimentação, como os demais servidores efetivos do Município, e nós concedemos a eles, este benefício. O salário também foi dobrado na nossa gestão”, ressaltou.

 

A informação diz respeito à Lei Ordinária 1673 de 2017, de ordem do Executivo Municipal, que concedeu aos conselheiros o subsídio de R$ 4 mil/ mensal e direito ao vale alimentação, de R$ 270,00. Iniciativa demonstra a preocupação da atual administração na proteção das crianças e adolescentes. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, informou que “o Conselho foi todo renovado e estes 10 conselheiros empossados, trabalharão com todo o gás nestes próximos quatro anos. Eu, enquanto secretária, me coloco à disposição deste Conselho e parabenizo os outros conselheiros que fizeram seu trabalho nos últimos anos. Este órgão visa garantir a efetividade dos direitos da criança e do adolescente. Quando a família falha, negligencia, ou não cumpre sua responsabilidade, o Conselho, bem como a Sedes, estão ali, para acolher”, explicou. 

A secretária informou ainda que a Sedes conta com abrigos que atendem crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, e que estão prontos para recebê-los, em casos especiais de violação do direito.

Arlannes de Miranda foi escolhida como conselheira tutelar, ela é moradora do bairro Vila Nova e afirma “é com muita alegria que estou celebrando este momento”. Ela acrescenta “agora estou realmente apta a ser conselheira tutelar. Agradeço a todos que me escolheram, não é um privilégio, é uma honra. Estarei exercendo esta excelente função, não digo trabalho, mas função honrosa. Procurarei desempenhar da melhor maneira possível. É algo desafiador pra mim, mas Deus me capacita para isto, pois é projeto Dele eu estar aqui”, agradeceu. 

Os 10 suplentes também tomaram posse e foram diplomados, a família teve participação marcante na cerimônia. A entrega simbólica dos uniformes dos conselheiros também foi realizada na ocasião. O Conselho Tutelar é dividido em áreas 1 e 2 (localizados no centro e no bairro Vila Nova).

Assistência Social