Notícias

LEITURA

Biblioteca Pública realiza projeto de leitura com alunos da rede municipal

Programação também foi alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil

Publicado em: 23/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Biblioteca Pública realiza projeto de leitura com alunos da rede municipal

Houve exposição de livros, contação de história e apresentações teatrais das obras de Monteiro Lobato (Foto: Edmara Silva)

A Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho promoveu nesta terça-feira, 23, projeto de leitura “Monteiro Lobato e a Literatura Infantil”. Participaram do evento escolas convidadas da rede pública do entorno da instituição, com as turmas do maternal II, da Creche Educandário do Saber e das turmas do 7º e 8º anos, da Escola Frei Manoel Procópio. Entre as principais atrações atividades de leitura, exposição de livros, contação de histórias e apresentações teatrais das obras de Monteiro Lobato.

De acordo com a coordenação da biblioteca, o projeto fomenta a prática literária, gera conhecimento sobre as obras de Monteiro Lobato as crianças e aos adolescentes, além de favorecer na ampliação do vocabulário, da promoção da criatividade e do despertar para a escrita. “A biblioteca têm várias atividades, com o público externo. Temos três grandes projetos de leitura que são desenvolvidos durante todo o ano, em levar a leitura às crianças, dar a oportunidade para que conheçam o espaço da biblioteca”, destacou a coordenadora da instituição, Maria Ivanilde Barbosa de Sousa.

Para a aluna Débora Beatriz Lopez, 13 anos, a atividade muda a rotina de sala de aula. “Adorei esse momento. Acho importante incentivar a leitura desde a infância, pois como o próprio Monteiro Lobato nos ensina, quem não lê mal ouve, mal fala, mal vê”, destacou.

A programação também foi alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 21 de Abril, que após feriado prolongado também foi lembrado em algumas instituições. A Escola de Educação Infantil Juracy A. Conceição promoveu na última segunda-feira, 22, roda de leitura e atividades lúdicas com as crianças. “O dia do livro, que é dedicado a Monteiro Lobato, já havia passado, mas todo dia é dia de ler. Então criamos essa conexão das crianças com o livro na leitura, no folear das páginas e em mostrar que há um mundo mágico dentro do livro”, frisou Sandra Maria Marinho Farias.

Notícias