Notícias

SERVIÇOS

Catadores de recicláveis são capacitados para atuarem na produção de vassouras ecológicas e artesanato

Implantação da fábrica e capacitação dos catadores faz parte de uma parceria entre Prefeitura e Suzano

Publicado em: 26/01/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Catadores de recicláveis são capacitados para atuarem na produção de vassouras ecológicas e artesanato

O processo de capacitação terá duração de 32 horas de aula na sede da Ascamari. (Foto: Léo Costa)

Catadores de materiais recicláveis do município estão sendo capacitados para trabalharem na fabricação de vassouras ecológicas de garrafas PET. As oficinas, com 32 horas de aula, estão sendo realizadas na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O projeto da fábrica é resultado de uma parceria da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e a empresa Suzano.

“Os recursos para a implantação da fábrica e a capacitação dos associados faz parte de um projeto de parceria entre Prefeitura e a Suzano. Além de reduzir o impacto ambiental a produção de vassouras com garrafas Pet vai proporcionar uma fonte adicional de renda contribuindo na melhoria da qualidade de vida dos catadores”, destacou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

As aulas são ministradas por técnicos da empresa responsável pela venda das máquinas. De acordo com o instrutor de reciclagem, João Telmo Miranda de Aguiar, o curso inclui capacitação de mão de obra na produção de vassouras e reaproveitamento dos resíduos gerados para confecção de produtos artesanais.

“Durante quatro dias estamos capacitando homens e mulheres para atuarem na fabricação das vassouras de garrafa Pet e também na parte de reaproveitamento das sobras da matéria-prima que são transformadas em peças de artesanato. Por que para a vassoura, a única parte usada da garrafa Pet é o tronco, o fundo e o gargalo são reaproveitados como itens na área de artesão”, disse João Telmo, que conta com apoio da instrutora Rosimeire Monteiro.

De acordo com o presidente da Ascamari, José Ferreira Lima (Seu Zezinho), “após finalizarmos o processo de capacitação será dado início a fabricação de vassouras. Inicialmente essa produção será em baixa escala com o trabalho de quatro pessoas, porém, queremos em breve poder atender grandes demandas”, disse Seu Zezinho.

Na fábrica serão produzidas dois tipos de vassouras, doméstica e gary. A cada 08 garrafas se produz uma vassoura doméstica e a cada 16 uma vassoura gary, indicada para varrer áreas de grande extensão. O preço de custo fica em torno de R$ 6,00 (doméstica) e R$ 8,00 (gary), com vida útil de 3 anos a doméstica e 1.5 modelo gary. As garrafas Pet reutilizadas contribui duplamente para a preservação do meio ambiente já que ela sendo jogada na natureza leva 400 anos para se decompor.

Notícias