Cultura

CONHECIMENTO

Fundação Cultural dá início ao projeto “Biblioteca Rotativa”

Parceria com a livraria Interativa garantiu a doação de mais de 100 exemplares da literatura brasileira para a FCI

Publicado em: 17/06/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Fundação Cultural dá início ao projeto “Biblioteca Rotativa”

Fundação Cultural e Livraria Interativa dialogam sobre as possibilidades da parceria em prol da cultura em Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Nesta quarta-feira, 17 de junho, Fundação Cultural de Imperatriz realizou reunião estratégica sobre o projeto “Biblioteca Rotativa”. O presidente da FCI, José Ribeiro de Oliveira e Adriana Emily, representante da Livraria Interativa, iniciaram diálogo sobre a iniciativa. Como parte de uma serie de ações de incentivo à cultura, o projeto consiste na criação de uma biblioteca pública com o objetivo de fomentar a leitura. 

“Estamos desenvolvendo esse projeto que formaremos aqui um grande acervo de livros de literatura para oportunizar, após o término do isolamento social, visitações e uma rotatividade de leitores, fazendo a troca de livros e promovendo esse momento de difusão do hábito da leitura e dando visibilidade ao nosso espaço cultural”, ressalta José Ribeiro.

A livraria Interativa realizou a doação dos primeiros livros que irão compor a biblioteca. “Estamos doando inicialmente mais de 100 livros, e após a catalogação de uma outra remessa em nosso estoque, iremos realizar a doação de mais outro lote de obras. É um prazer estar firmando essa parceria para a criação desse novo espaço que irá incentivar a leitura e fomentar novos leitores na cidade. Estamos de braços abertos para futuros projetos culturais”, comenta, Adriana Emily.

Para o coordenador de difusão cultural, Axel Britto, o ponto principal é “fazer com que a comunidade tenha disponibilidade de vir até a Fundação, poder usufruir de grandes livros, atuais, de autores nacionais e regionais, e dentro disso, ter a possibilidade de adquirir um novo livro, numa troca com a Fundação Cultural, trazendo um livro que já tenha lido, para que esse livro esteja disponível para outras pessoas lerem.”

No novo espaço cultural a população poderá realizar a troca de um livro usado, que esteja em boas condições, por um novo. Desse modo, além de ter acesso à uma leitura inédita, também se proporciona o revesamento do livro usado. A proposta, que está em fase inicial, também terá parceria com outras empresas do setor privado para expandir a quantidade de exemplares que serão disponibilizados. 

Cultura