Defesa Civil

MEDIDAS

Ações preventivas diminuem danos após chuvas em Imperatriz

Defesa Civil, Meio Ambiente, Limpeza Pública e Sinfra atuam no planejamento e execução de serviços

Publicado em: 17/02/2020 por Regilson Borges

Superintendência de Defesa Civil

Ações preventivas diminuem danos após chuvas em Imperatriz

Trabalho contribuiu para evitar que locais que sempre alagavam e desabrigavam famílias, agora se mantenham estáveis. (Foto: Divulgação)

No último final de semana a cidade de Imperatriz foi castigada com fortes chuvas, e as equipes da Prefeitura estiveram nas ruas para monitorar e evitar que mais transtornos fossem causados. Diversas ações preventivas na limpeza e infraestrutura são realizadas desde agosto de 2019, como o monitoramento do Rio Tocantins e demais riachos da cidade pela Defesa Civil.

Planejamento e execução de ações dos órgãos municipais contribuiu para evitar que locais que sempre alagavam e desabrigavam famílias, agora se mantenham estáveis. O forte apoio das secretárias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh; e Limpeza Pública, SLP; em conjunto com a Defesa Civil, proporciona que os impactos sejam minimizados. 

O ano de 2019, por exemplo, foi marcado pelo alagamento do bairro Parque Alvorada, após o riacho Cacau ter transbordado. Este ano a Prefeitura realizou o trabalho de desobstrução e limpeza das margens do Cacau, para evitar maiores transtornos, o que, até agora, tem funcionado.

Para se ter uma ideia, seis riachos cortam Imperatriz, de acordo com a Defesa Civil. São eles Cacau, Meio, Bacuri, José de Alencar, Capivara e Santa Fé. O município ainda é cortado pelo rio Tocantins, também monitorado. “A Prefeitura tem realizado um trabalho diferenciado no que diz respeito aos cuidados dessas áreas. Ações de desobstrução, limpeza das margens e desassoreamento das calhas dos locais foram iniciadas ainda em agosto do ano passado, bem antes da chegada do inverno”, garante o superintende da Defesa Civil, Josiano Galvão.

Construção de reparos de pontes, drenagem profunda dos riachos, e colocação de manilhas para escorrer a água, são alguns dos trabalhos de responsabilidade da Sinfra. Em conjunto, a Limpeza Pública realiza varrição das ruas, limpeza dos riachos e recolhe o lixo da cidade, enquanto a Semmarh contribui com plantio de árvores nas margens dos riachos, por exemplo. Defesa Civil acompanha de perto e todos os dias, o volume de água de todos os riachos.

A Prefeitura também chama atenção para que os cidadãos colaborem com a limpeza da cidade. Durante a desobstrução dos riachos, muito lixo foi retirado. "Se fossem descartados corretamente, ajudariam a evitar transtornos quando as chuvas são intensificadas", alerta o superintendente da Defesa Civil.

Defesa Civil

Apaixone-se por Imperatriz