Defesa Civil

SERVIÇO

Defesa Civil faz recadastramento de famílias ribeirinhas

Ação integra plano de contingência para o período chuvoso

Publicado em: 17/09/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil faz recadastramento de famílias ribeirinhas

Defesa Civil segue atenta a qualquer alteração no nível do rio Tocantins (Foto: Maira Soares)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil iniciou o mapeamento e recadastramento das famílias ribeirinhas em Imperatriz. Objetivo é oferecer apoio logístico, prevenção aos moradores locais e ações assistenciais em caso de cheia do rio Tocantins.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, a medida preventiva ocorre primeiro com as famílias ribeirinhas, seguindo para a Beira Rio, bairro da Caema, Vila Leandra, Curtume, Porto da Balsa, Parque Alvorada I e II e nas mediações do Riacho Cacau.

“Nosso objetivo é garantir segurança, buscando o controle de quantas pessoas moram no local, para então fazermos nosso plano de contingência do período chuvoso, priorizando as pessoas que precisam ser retiradas do local em caso de cheia do rio Tocantins, principalmente das que vivem acamadas na região ou que possuem dificuldade de locomoção”, afirma Josiano.

Todo processo de recadastramento é feito pelos agentes da Defesa Civil, que vão de casa em casa conversar com os moradores, traçando o perfil de cada família ribeirinha.

Vale destacar que a Defesa Civil está sempre alerta com relação ao nível do rio Tocantins, realizando vistorias nas casas, ouvindo a população, buscando alternativas de cuidado e proteção à vida. 

Defesa Civil