Desenvolvimento Econômico

ASSARI

Associação dos Artesãos de Imperatriz comemora 20 anos de fundação

Profissionais participaram de atividades que valorizaram a data

Publicado em: 30/07/2018 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Associação dos Artesãos de Imperatriz comemora 20 anos de fundação

Assari comemorou 20 anos de fundação no Centro de Artesanato de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

No último dia 22, a Associação dos Artesãos de Imperatriz, Assari, celebrou 20 anos de fundação, com café da manhã e minicurso oferecido aos profissionais, na sexta-feira, 27. Programação organizada pela Prefeitura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, contou com roda de conversa em clima de confraternização, no Centro de Artesanato, Rua Urbano Santos.

Evento contou com presença da primeira-dama, Janaina Ramos, que sempre incentivou o segmento na cidade e representou o prefeito Assis Ramos. Ela destacou a obra realizada no Centro, com projeto de engenharia e arquitetura elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, e executado pelo Governo do Estado. “As inovações neste espaço valorizaram ainda mais os artesãos, que contam com boxes para melhor acomodar seus produtos e, assim, atrair mais clientes. O trabalho desses profissionais pode ser visto também em praças, secretarias e em oficinas nos programas sociais. Eles retiram a fonte de renda com arte produzida com carinho, gosto e muita determinação”, reforçou.

O secretário da Sedec, Eduardo Soares, explica que o artesanato é uma atividade econômica que faz parte do setor de serviços, enquadrada no foco das políticas do turismo. “É papel da prefeitura fomentar a arte local e estamos fazendo, com projetos de qualificação para a reforma e ampliação do Centro, além de buscarmos crédito no mercado, com apoio do Banco do Nordeste e escrevendo os artesãos em editais do Ministério do Turismo”, detalhou.

Ele afirma que o Centro de Artesanato de Imperatriz é um ponto de referência na cidade, onde as pessoas podem conhecer a arte retratada nos produtos expostos no espaço. O secretário enfatiza que os profissionais recebem cursos variados, seja a distância ou presenciais e que em agosto uma nova grade será apresentada para qualificação, entre eles, técnicas de venda, formação de preço e empreendedorismo. A Sedec faz ainda o trabalho de curadoria, com orientações para auxiliá-los na confecção dos materiais.

À tarde, os artesãos participaram de minicurso sobre qualidade no atendimento, ministrado por Fernando Babilônia, diretor executivo da Sedec. “Eles conhecem o produto e precisam mostrar isso ao público, por isso, atender bem faz parte da fidelização desse cliente”, pontuou.

Para Simone Fonseca, presidente do Assari, a data reflete muitos motivos para comemoração. “Foram muitas conquistas ao longo desses anos e a categoria tem sido bastante valorizada pelo prefeito Assis Ramos e o Governo do Estado. Por isso, não podia passar em branco. Imperatriz é a porta de entrada da Chapada das Mesas e este Centro representa a nossa cultura também, é o retrato de nossa cidade para população e turistas”.

O Centro possui 222 artesãos cadastrados, sendo 52 com espaços no local, com geração de renda e emprego para muitas famílias. Ilton Vasconcelos é um dos exemplos. Artesão há 10 anos associado, ele enxerga a comemoração como uma iniciativa “excelente, com apoio dos governos e dos moradores, o que resulta em produtos de qualidade e que emocionam os visitantes”.

Desenvolvimento Econômico