Desenvolvimento Econômico

MÃO DE OBRA

“Mais Empreendedor” capacita e fomenta iniciativas locais

Programa, realizado em parceria com empresas e instituições, oferece 18 tipos de qualificação

Publicado em: 09/04/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

“Mais Empreendedor” capacita e fomenta iniciativas locais

Aulas gratuitas são ministradas no Centro de Convenções, das 9 h às 12h (Foto: Patrícia Araújo)

Lançado há pouco mais de dois meses, o Programa “Mais Empreendedor” tem capacitado, por meio de minicursos, muitos profissionais da cidade. Iniciativa tem o objetivo de oferecer qualificação, orientação profissional, formalização de empreendedores, intermediação de mão de obra e outros atendimentos da Sala do Empreendedor e do Sine Municipal. É direcionado a microempreendedores individuais informais, trabalhador desempregado e empregador formal.

"O Programa Mais Empreendedor está se consolidando e cumprindo a Lei Geral da Micro e Pequena atualizada e implementada na Gestão Assis Ramos", ressalta Eduardo Soares, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. 

As aulas são oferecidas de forma gratuita nas dependências do Centro de Convenções, das 9 h às 12 h e são ministradas por técnicos da secretaria e parceiros locais. "O Programa vai além da capacidade de atendimento da Prefeitura pois através das parcerias entre instituições de ensino superior pública e Privadas irão ampliar em 10 vezes oportunidades aos cidadãos que necessitarem dos serviços da sala do empreendedor e do Serviço de Intermediação de mão de obra do SINE Municipal", detalha o secretário ao explicar que todos os parceiros irão atender em suas estruturas envolvendo professores, alunos e técnicos.

Além de formalizar e qualificar o Empreendedor formal e informal, ele enfatiza que o programa orienta, faz consultoria e repassa instruções, além de desenvolver a prática da pesquisa setorial de mercado para incentivar o crescimento e desenvolvimento de Imperatriz. "Os CRAS da Cidade também irão em breve atender também, com isso teremos amplo acesso do cidadão, que não precisará se deslocar para o centro para demandar os serviços da sala do empreendedor e do SINE Municipal", conclui.

Um dos destaques está sendo a oferta de cursos gratuitos desde o trabalhador desempregado, ao Empreendedor informal e o empregador formal. Até o fim do ano mais de 1.600 pessoas e empresas serão atendidos com as qualificações. 

Interessados devem inscrever-se na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, Sebrae, Associação Comercial e Industrial, Sedes, Cras, Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e no Sine Municipal.

Parceiros - Banco do Nordeste, que também fará orientação ao crédito e também ofertará os serviços para contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Imperatriz; Associação Comercial e Industrial; Sebrae; Ufma; UemaSul; Ceuma; Facimp; Fest; Unisulma; Senai e Senac.

Os próximos cursos serão realizados no dia 12/04, sobre O que é “MEI”?; 19/04, Técnicas de Venda; 26/04, Fluxo de Caixa; 3/05, Marketing; 10/05, Atendimento; 17/05, Relações Humanas; 7/06, Gestão Empreendedora; 14/06, Contabilidade e Finanças / Formação do preço de venda; 21/06, Empregabilidade; 28/06, Currículo: entrevista de emprego/ Relacionamento com os clientes; 5/07, Plano de Negócios/ Gestão da Qualidade; e 12/07, Gestão de Conflitos.

Desenvolvimento Econômico