Desenvolvimento Econômico

PLANEJAMENTO

Reunião discute estratégias para ampliação e melhoria no atendimento ao microempreendedor

Encontro foi realizado pelas secretarias Sedec e Sefazgo, visando facilitar o processo de abertura das empresas

Publicado em: 11/02/2021 por Islene Lima

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Reunião discute estratégias para ampliação e melhoria no atendimento ao microempreendedor

Promover o desenvolvimento local com aumento de geração de renda, emprego, principalmente, de novas oportunidades é um compromisso da gestão (Foto: Maira Soares)

Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sedec e de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, realizou reunião para alinhamento de estratégias que ampliem e melhorem o atendimento do Microempreendedor Individual, MEI.

De acordo com diretor técnico da Sedec, Fernando Babilônia, em Imperatriz de 2017 a 2020 foram formalizados 5.679 MEI's, correspondendo a 49,18% de todas as formalizações desde 2010, quando o projeto foi iniciado.

“Imperatriz teve nos últimos anos um aumento expressivo na quantidade de formalizações de microempreendedores, portanto, alinhar estas estratégias é fundamental para que eles se desenvolvam cada vez mais”.

Fernando destaca ainda que Imperatriz encerrou 2020 com 11, 547 microempreendedores individuais, sendo 3.162 com inscrição municipal.

O coordenador do cadastro mercantil/ alvará, Elizeu Souza, do departamento do Setor Fiscal da Sefazgo, ressalta que a reunião além gerar integração entre as secretarias, possibilita que os microempreendedores individuais tenham um suporte maior aqui na cidade, desde abertura até o licenciamento e o credenciamento para emissão da nota daqueles que são prestadores de serviços, aumentando assim o monitoramento, o acompanhamento, orientação, além de facilitar o processo.

O diretor Diego Maciel, da Sedec, afirma ainda que uma parcela destes microempreendedores em breve se tornarão empresas maiores e, “a partir disso, irão gerar mais empregos e consequentemente renda à nossa cidade, e quanto mais nós diminuirmos a burocracia mais facilitaremos o acesso deles ao mercado, esta é nossa função, ajudar quem quer empreender no nosso município”.

A reunião ocorreu na Sefazgo, com a presença da equipe técnica da Sedec, composta pelos diretores Fernando Babilônia e Diego Maciel. Já a equipe técnica da Secretaria de Fazenda foi representada por Murilo Miguel, Miguel Farias Silva Júnior, Elizeu Sousa e Erivaldo Mota Varão.

Desenvolvimento Econômico