Doação

INCENTIVO

Município doará área de quase cinco mil m² à Ascamari

Ampliação do espaço vai impulsionar a coleta seletiva e melhorar condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis

Publicado em: 10/06/2019 por Kayla Pachêco

Secretaria de Regularização Fundiária

Município doará área de quase cinco mil m² à Ascamari

Equipe técnica da Serf já fez levantamento documental e medição da área (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz dá mais um passo importante a favor da destinação correta de resíduos sólidos e em defesa do meio ambiente. Por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Serf, o Município doará área de 4.690 metros quadrados à Associação dos Catadores de materiais recicláveis de Imperatriz, Ascamari.

Localizado na região da Vila Fiquene, nas proximidades do Recanto Universitário, o terreno será utilizado para acomodação dos materiais coletados pela associação. Equipe técnica da Serf já fez levantamento documental e medição da área. Projeto de lei para formalização da doação está sendo editado e será enviado ao Poder Legislativo para votação. 

"A determinação do prefeito Assis Ramos é de que esse terreno seja unificado ao da sede da Ascamari, localizada no Recanto Universitário. Ampliação do espaço vai impulsionar a coleta seletiva no município e melhorar as condições de trabalho desses profissionais, aumentar a renda e expandir a atuação dos catadores, a reutilização e a reciclagem em nossa cidade", ressalta Alcemir Costa, secretário da Serf.

Com crescente volume de materiais coletados, por meio da coleta seletiva implantada em 2017 pela Prefeitura, espaço para acomodação dos materiais torna-se cada vez mais necessário. Só em 2018, foram coletadas 262.873 toneladas de resíduos recicláveis, segundo dados da Ascamari, com sede localizada na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene.

Coleta Seletiva

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010, a Coleta Seletiva é obrigação dos municípios. É sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. Em Imperatriz já tem 15 Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, destinados para acolher resíduos que ainda podem ser reutilizados. 

Recolhimento de materiais no município é realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, nas empresas parceiras e Pontos de Entrega Voluntária, PEVs. E no segmento domiciliar, materiais recicláveis devem ser separados pelos moradores e colocados na calçada para serem coletados, a partir das 7h, nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, seguindo o cronograma nos bairros Três Poderes, Juçara, Maranhão e Centro.

Doação