Notícias

ESPECIAL 2022

Educação municipal conquistou inúmeros avanços estruturais e pedagógicos

Semed conseguiu fechar calendário letivo dentro do ano e entregar a maior obra de escola já vista

Publicado em: 31/12/2022 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Educação municipal conquistou inúmeros avanços estruturais e pedagógicos

Escola Paulo Freire está entre os espaços educacionais revitalizados em 2022 (Foto: Divulgação)

Com lançamento do calendário letivo de 2023 e prestação de contas das ações de 2022, realizada na sexta-feira, 30, último dia útil, a Secretaria Municipal de Educação fecha o ano com chave de ouro.

Evento transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Imperatriz, além de fazer um balanço sobre as principais demandas da Secretaria, adiantou os projetos para 2023, referentes as melhorias estruturais dos ambientes escolares e novas edificações, bem como as atividades pedagógicas.

Um dos principais feitos da Semed este ano, foi encerrar o calendário escolar dentre do ano letivo, cumprindo os 200 dias. O que antes era prejudicado, em razão da suspensão das aulas no período pandêmico, obrigando a finalização no ano subsequente. Isso possibilitou, inclusive, regularizar o período de férias dos professores.

Novos espaços escolares

Com o pacote de obras da educação iniciada há mais de dois anos, mais de 60 instituições de ensino já passaram por reformas, ampliações e novas construções. Só em 2022, foram revitalizadas as Escolas São Jorge, Constantino Barbosa, EMEI Sumaré e a mais emblemática, a Paulo Freire. Com as melhorias foi possível implantar a 1ª Escola Integral exclusiva para Educação Infantil, no Jardim Sumaré.

Três equipamentos completamente novos foram direcionados à Educação Infantil, com as escolas Nossa senhora de Fátima e Hérica Barros. Na zona rural, a comunidade da Vila Conceição também ganhou pintura da escola e uma quadra novinha, para a prática esportiva.

Em andamento para inauguração no próximo ano, a lista não para de crescer. Serão oito novos empreendimentos, como as escolas Moreira Neto, na Lagoa Verde, Jackson Lago, Alto Bonito, Pedro Ferreira, no Santa Rita, creche na Sinfra, Nova Imperatriz, Santos Dumont, Bacuri, Creche no Parque Anhanguera, Habitar Brasil e Sebastião Régis.

Recursos pedagógicos

Para todos os espaços da Educação, além de cuidado estrutural, com conforto, comodidade, salas aconchegantes e climatizadas, também são disponibilizados os recursos pedagógicos, como as salas de recursos especializados, os laboratórios de robótica, ciências, matemática, brinquedoteca, playgroud, e novas bibliotecas.

São projetos que movimentam as atividades extracurriculares dos alunos, criando campos de estudos, como, por exemplo, os núcleos de robótica, que já participam de competições e exposições importantes da cidade, como a Feira Agropecuária, Expoimp, e a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, Fecoimp. As inovações e tecnologias da Semed deixaram o público nesses locais bem interessados e até surpresos com tanta evolução.

De recurso midiático, a Secretaria garantiu conhecimento dentro da casa dos alunos e comunidade em geral, através da TV EducaItz, canal 7.2. Foram destaques conteúdos curriculares, curiosidades, entretenimento, informação e muito dinamismo numa programação diária de 13h.

Incentivo e mobilização

Com o passar do tempo e avanço da medicina, foi possível incluir as escolas da rede municipal no cronograma de imunização contra a Covid 19, para todos os alunos do Município. Os agentes de saúde realizavam a vacina na própria escola. “Conseguimos normalizar a rotina dos alunos e comunidade escolar, com o auxílio da campanha de vacinação, sempre reforçando a importância dos cuidados com a saúde e da sequência no ensino”, relembrou o prefeito Assis Ramos.

Todos os projetos educacionais também foram fortalecidos. A secretaria reforçou os trabalho de busca ativa escolar, em combate a evasão dos alunos, garantindo a meta de 100% de evadidos rematriculados e frequentes na escola, conforme recomendação do Unicef.

Além disso, a Semed promoveu o fomento à cultura e interação entre as escolas com dois dias de Arraiá da Educação. Também garantiu a mobilização da Semana da Educação Inclusiva, Educação para a vida, participação no Rally dos Sertões, Festival de Esportes, nas modalidades de atletismo e badminton e o Festival de Bandas e Fanfarras. Com apoio da Prefeitura por meio da Semed, a banda de percussão da Escola Marly Sarney representou Imperatriz em competição estadual, norte e nordeste, garantindo títulos.

Cidadania

Este ano foi retomado a tradicional parada de 7 de setembro. Mais de 34 instituições entre civis e militares abrilhantaram a Avenida Getúlio Vargas, levando grande público ao desfile da Independência. “Os 200 anos de independência do Brasil” foi o tema trabalhado em 2022.

Outro ato de cidadania foi a campanha de atualização cadastral dos estudantes. Mais de 42 mil alunos foram orientados a fazerem o recadastramento, com inclusão do CPF. Para os que não possuíam o documento, a secretaria em parceria com a Defensoria Pública e Receita Federal promoveram o mutirão do CPF para atendimento rápido.

Títulos

Os Jogos Escolares, JEIs, foram retomados com número expressivo de participação de alunos, com uma grande novidades: todos os alunos-atletas receberam equipagem para a competição e kit atleta, com uniforme, camiseta, calça, meia, tênis, bolsa e garrafinha, para disputas nos Jogos Escolares Maranhenses e Nacionais. O atleta Samuel Fernandes, foi o grande campeão de lançamento de Dardo, no JEBs, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Pesquisa

Com incentivo a pesquisa, as escolas com auxílio dos programas da Semed desenvolvem projetos e participam de eventos nacionais. A exemplo disso, são as Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Astronáutica, e Ciências.

Com lançamento de foguetes, a Escola Municipal Antônio Leite representará Imperatriz no Rio de Janeiro, na OBA. Já vinculado ao programa Meu Ambiente, trabalhando em todas as escolas, uma equipe da Escola Afonso Pena, foi campeã na Olimpíada Nacional em Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, com a pesquisa sobre “Saberes do povoado Km 1700 em Imperatriz/MA: consciência ambiental e medicina alternativa”.

Crescimento profissional

Não se adquire conhecimento sem estudo. Com esse pensamento, a Semed promove durante todo o ano, jornadas, encontros, formações, workshop e grupos de estudos para capacitar ainda mais os profissionais da rede municipal a fim de garantir as melhores práticas educacionais.

Investe-se em formação para os professores, tendo em vista que são quase 3 mil profissionais, em 132 escolas, cuidando da alfabetização, letramento e crescimento intelectual e mais de 42 mil crianças, jovens e adultos.

Além disso, a gestão municipal cuida e valoriza o servidor de Imperatriz e da educação. Em 2022, além de equiparar o piso nacional do magistério, concedeu mais 10% de reajuste e melhorou outros benefícios, como vale-alimentação, ISA e outros.

Os professores da rede municipal de ensino são todos concursados. Com a crescente evolução da educação, a necessidade de profissionais aumenta a cada novo mapeamento escolar e com ampliação do número de vagas.

E, para atender essa demanda, foi anunciado hoje pelo prefeito Assis Ramos mais 100 professores para a Educação Infantil que serão convocados do concurso de 2019.

“Temos muito a nos orgulhar dos resultados educacionais conquistados por Imperatriz até aqui. Sabemos que o crescimento é constante, mas já fizemos muito e com toda a certeza, em 2023, faremos muito mais pela Educação municipal”, finalizou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Notícias