Educação

EDUCAÇÃO

Coordenação do Bralfa orienta professores sobre analfabetismo e letramento

Formação aperfeiçoará desempenho em sala de aula

Publicado em: 10/10/2017 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Coordenação do Bralfa orienta professores sobre analfabetismo e letramento

Capacitação aos professores do Bralfa, na UFMA (Foto: Assessoria)

Para aperfeiçoar metodologias utilizadas em sala de aula, a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou na semana passada formação continuada dos educadores do Programa Brasil Alfabetizado, BRALFA. Foram 20 professores e coordenadores reunidos para capacitação de 40h, na Universidade Federal do Maranhão, UFMA.

Conduzido pela gestora do programa, Letícia Alves, e pela pedagoga Eugenir Andrade, o encontro abordou temas de alfabetização de letramento, andragogia, estratégias e metodologias para o ensino da matemática, planejamento, avaliação, e perfil do educador de jovens, adultos e idosos. “Esses encontros são necessários para debates, melhorias e entendermos as dificuldades enfrentadas” – destacou a coordenadora.

Criado para superar o analfabetismo de jovens e adultos, o Bralfa, é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Atualmente no município são 250 alunos, com idade mínima de 15 anos, divididos entre 12 turmas na zona urbana e seis na zona rural.

Além disso, existem as turmas que funcionam nas instituições parceiras, como Casa do Idoso, Centro de Custódia de Presos da Justiça – CCPJ; Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC; Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC e Igreja Projeto Beira Rio, com ribeirinhos e colônia de pescadores. “Sempre que solicitado, garantimos essa parceria, pois são aulas com duas horas diárias e pode funcionar em qualquer horário, o que facilita para as instituições”- observou a secretária adjunta de Ensino Pedagógico, Nilcea Lúcia Martinho.

 

Educação