Educação

LEITURA

Culminância do Dia de Ler Todo Dia é marcada com atividades culturais nas escolas

Alunos participaram de saraus, oficinas de leitura, práticas de leitura em praças e outras ações

Publicado em: 22/09/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Culminância do Dia de Ler Todo Dia é marcada com atividades culturais nas escolas

A mobilização visa fomentar a práticas de leitura e escrita na vivência dos estudantes (Foto: Assessoria)

Para afeiçoar as crianças aos livros, diversas atividades culturais de culminância do Projeto Dia de Ler Todo Dia, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram promovidas nesta sexta-feira, 22. A mobilização visa fomentar a práticas de leitura e escrita na comunidade escolar.

Durante a manhã, servidores da Semed, caracterizados de personagens de narrativas literárias infantis, visitaram as escolas e surpreenderam os alunos com apresentações teatrais.  
Todas as unidades de ensino realizaram ações, como saraus oficinas de leitura, contação de histórias, práticas literárias, blitz, dentre outras atividades. 


Mais de 300 pessoas prestigiaram as atividades da Escola Municipal Tia Emília em suas  apresentações ao ar livre na praça...  Os alunos da Escola Municipal Santos Dumont estiveram também na praça União com as ações literárias.  Os estudantes da Escola Municipal Morada do Sol participaram de blitz literária na praça Ferro de Engomar. Já as escolas Frei Tadeu, Pedro Abreu e Jair Rosignoli promoveram saraus literários. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisou que o projeto faz parte do calendário escolar e auxilia no reforço de práticas literários e fomento à ludicidade. “Mais um projeto pedagógico da rede municipal de ensino sendo trabalhado nas unidades escolares e rendendo bons frutos, pois a leitura representa a base para uma excelente aprendizagem”, comentou. 


O aluno João Gabriel Araújo, 4º ano da Escola Municipal Eliza Nunes, afirmou que a prática da leitura faz parte da sua rotina. “Ler é muito bom, as vezes leio um livro quando finalizo vou para gibis, aprendo muita coisa nova, e auxilia para nossa convivência e comunicação”, afirmou.

Educação