Educação

AÇÃO

Dia da Consciência Negra é celebrado nas escolas municipais

Atividade faz parte do calendário escolar

Publicado em: 19/11/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Dia da Consciência Negra é celebrado nas escolas municipais

Gincanas culturais, rodas de conversa, exibição de curtas-metragem sobre o tema e palestras foram realizadas (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (19), véspera da comemoração ao Dia da Consciência Negra - 20 de novembro, escolas da rede municipal de ensino realizaram manifestações culturais alusivas à data.

Cada instituição de ensino colocou em prática seus projetos pedagógicos, pois a data faz parte do calendário escolar. Foram exposições de atividades realizadas durante a semana, com temas diversos, como: história, cultura, cores e outros.

Atividade realizada na Escola Municipal Prof. José Queiroz, na Vila Vitória. 

Gincanas culturais, rodas de conversa, exibição de curtas-metragem sobre o tema e palestras foram realizadas. “É uma data importante para reforçarmos as ações de combate ao racismo, relembrar nossas origens e garantir ainda mais conhecimento sobre o assunto”, observou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

Atividades também foram realizadas na Escola Darcy Ribeiro, São José. 

Saiba mais: O Dia da Consciência Negra foi instituído através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

Projeto Afro realizado pela Escola Santo Inácio de Loyola, no Bacuri. 

Educação