Educação

LEITURA

DIA DE LER TODO DIA promove mobilização na Praça da Cultura

Campanha mundial foi realizada simultaneamente nas 149 escolas do município, neste dia D

Publicado em: 20/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

DIA DE LER TODO DIA promove mobilização na Praça da Cultura

Evento ocorre durante todo o dia. (Foto: Sara Ribeiro)

Promoção do Dia D de mobilização pela leitura, com o projeto “Dia de Ler Todo Dia”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, ocorreu nesta sexta-feira, 20, na Praça da Cultura.  A intenção foi conscientizar a sociedade para desenvolver ações de acesso à leitura, em todos os espaços de vivência cotidiana.

As escolas da rede municipal de ensino desenvolvem desde o mês de agosto atividade sobre o projeto, com movimento intensificado durante esta semana. Neste dia “D”, todas as 149 instituições realizam eventos simultâneos no dia mundial pela leitura. “A Prefeitura de Imperatriz, através da Semed tem se preocupado em fazer que esse tipo de evento seja algo que esteja ao alcance de toda a população. Aquilo que está dentro da escola, também alcance à comunidade e, que consigamos assim, despertar o interesse de todos pela leitura”, destacou o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, que também agradeceu a equipe da Semed pelo empenho neste projeto.

Palco para apresentações, espaço de contação de história, tenda de pintura e leitura, a ideia de utilização da praça pública foi ofertar, durante todo o dia, sem parada para almoço, local disponível para a comunidade prestigiar, conhecer os trabalhos desenvolvidos e, se preferirem, efetivar um momento de leitura.

De acordo com a coordenadora do Setor de Assessoria Pedagógica da Semed, esta quinta edição mostrou que a ação está consolidada no município. “Com cinco anos que foi assinando o convênio da mobilização mundial pela leitura, avalio o resultado do projeto como sucesso total. Esse ano nós conseguimos consolidá-lo, as pessoas, as escolas e instituições se envolveram a tal ponto, que a mobilização foi enorme. Nosso objetivo de encantar pela leitura está sendo alcançado”, frisou.

Ápice das ações pela leitura, a Praça da Cultura foi tomada por convidados, alunos e pais. Participaram das apresentações a Banda do Batalhão de Infantaria e Selva, 50 BIS, as escolas municipais, Governador Jackson Lago,  Tia Emília, Frei Paulo de Greymoor, Núcleo Santa Cruz, Santa Laura, Presidente Costa e Silva e Luís de França. Além das instituições da zona rural, Afonso Pena e São Francisco. No período da tarde apresentaram-se  Maria José Nunes, Creche Jardim Canossa, Leôncio Pires Dourado e a fanfarra da Castro Alves I. Casa do Estudante e Facimp-Wyden estiveram como instituições convidadas.

As turmas de 6º e 7º anos da Escola Tocantins visitaram a programação. Aluna  Yasmin Barbosa leite, 12, elogiou o evento. “Estou achando maravilhoso. Assim, podemos conhecer um pouco mais sobre o Dia de Ler Todo Dia e nos interessarmos mais pela leitura, por livros e ter conhecimento”, revelou.

As apresentações literárias e culturais reuniram interpretações diversas, desde declamação, peças e leitura de cordel, literatura tradicional da cultura nordestina, com interpretação teatral e de músicas do Rei do Baião, Luís Gonzaga.

Camila Barros Silva, 23, mãe do pequeno Enzo Gabriel, da Escola São Francisco, destaca a importância de incentivar o filho desde pequeno para as letras. “É preciso acompanhar e incentivar. Apesar de estar só no segundo período ele já gosta de ler, pega livro e eu compro pra ele”, informou.

Educação