Educação

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Encerra hoje prazo para escolas enviarem produções à Olimpíada de Língua Portuguesa

31 escolas da rede municipal participam do concurso em 2019

Publicado em: 20/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Encerra hoje prazo para escolas enviarem produções à Olimpíada de Língua Portuguesa

A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social. (Foto: Edmara Silva)

Encerra nesta terça-feira, 20, o prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.

Nesta primeira fase da competição, 31 escolas da rede municipal, que fizeram inscrição na Olimpíada, realizaram oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de Língua Portuguesa. As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. 

A seleção promovida pelo Portal Escrevendo o Futuro é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional. A etapa final será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora; e as escolas, um laboratório de informática. 

O tema da 6° edição da Olimpíada é "O lugar onde vivo" e abrange diversos gêneros literários. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônica. No ensino médio, foi uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos.

 

Educação