Educação

INOVAÇÃO

Escola Leôncio Pires Dourado realiza Feira de Ciências, Empreendedorismo e Sustentabilidade

As pesquisas abordaram conteúdos variados, como adubo orgânico, plantas medicinais e etc

Publicado em: 06/12/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escola Leôncio Pires Dourado realiza Feira de Ciências, Empreendedorismo e Sustentabilidade

Iniciativa contou com apoio do Programa Meu Ambiente, da Secretaria de Educação (Semed), e desenvolveu o tema “Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade: a Escola do Futuro” (Foto: Assessoria)

Com a exposição de 17 projetos de experimentos científicos e tecnológicos, a Escola Municipal Leôncio Pires Dourado promoveu na terça-feira (05), a XXVII Feira de Ciências e Artes. Cerca de 470 alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Iniciativa contou com apoio do Programa Meu Ambiente, da Secretaria de Educação (Semed), e desenvolveu o tema “Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade: a Escola do Futuro”, com o objetivo de expor as pesquisas científicas dos estudantes a partir da conscientização ambiental.

A gestora, Almira Regiane Rocha, frisa que a Feira faz parte do calendário letivo da escola, como um momento de apresentar para a comunidade as práticas acadêmicas das crianças. “A exposição é referência na nossa instituição, pois há muito tempo é realizada e sempre com participação de visitantes. Todos os anos procuramos inovar nas ideais e propostas, aproximando as pesquisas do cotidiano dos alunos”, observa.

As pesquisas foram apresentadas em temáticas variadas, tais com: adubo orgânico, plantas medicinais, detergentes biodegradáveis, iluminação sustentável com lâmpadas de LED, produção de café de açaí, entre outros.

Para o estudante Ítalo Dias dos Santos, todo o processo para a consolidação da pesquisa foi planejada com a vivência no dia a dia. “Pensamos nosso projeto a partir das altas temperaturas que precisamos conviver na cidade. Então, decidimos desenvolver um ventilador sustentável, com materiais recicláveis, assim aliamos todo nosso conhecimento com nossa realidade”, afirma.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que é uma iniciativa que permite avançar com o ensino científico. “Os alunos mais uma vez mostrando toda a aprendizagem adquirida com a pesquisa, com inovação. São projetos importantes de cunho social, tecnológico, ambiental e de saúde”, revela.

Educação