Educação

COLETA DE INFORMAÇÕES

Escolas do município participam de pesquisa da Unicef de desempenho no ensino

Dados coletados auxiliarão para verificar as práticas e as políticas educacionais das unidades de ensino

Publicado em: 06/10/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escolas do município participam de pesquisa da Unicef de desempenho no ensino

Em Imperatriz, as unidades Machado de Assis, Castro Alves I, Madalena de Canossa, Wady Fiquene, Santo Inácio de Loyola e Santos Dumont responderam questionários (Foto: Assessoria)

Seis escolas do município participam da pesquisa da Data Must Speak (DMS) de desempenho escolar garantidas com desvio positivo, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nesta sexta-feira (06), a Escola Municipal Machado de Assis recebeu os aplicadores da pesquisa para entrevista com dirigentes municipais, gestores, professores, pais, alunos do 9º ano, e integrantes do colegiado escolar. Em Imperatriz, as unidades Castro Alves I, Madalena de Canossa, Wady Fiquene, Santo Inácio de Loyola e Santos Dumont também participaram da coleta de informações.

O objetivo visa coletar dados de 120 instituições escolares municipais de cidades do Maranhão, para compreender as práticas e comportamentos de desvio positivo, a partir da excelência no desempenho escolar, e verificar o que auxiliam as escolas a atingir e superar os desafios nas ações educacionais.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou a satisfação em ter escolas da rede contempladas com a pesquisa. “As seis unidades destacadas que estão participando da coleta, demostram a excelência do trabalho pedagógico desenvolvido no município e auxiliam a motivar ainda mais instituições para serem citadas em pesquisas como essa”, ressalta.

A aplicadora do projeto, Maria Amália Guimarães, destacou que os resultados mostrarão as práticas desenvolvidas nas comunidades escolares. “É de extrema importância a coleta desses dados, pois as informações irão identificar as ações das escolas com desvios positivos, o que leva essas unidades a terem um diferencial, por meio do comportamento, a forma de gestão, a condução das atividades, todas as informações serão coletadas para ter um mapeamento da realidade”, revela.

A gestora da Escola Municipal Machado de Assis, Ana Amélia Santana de Sousa, garante que a iniciativa favorece para as avaliações dos trabalhos. “A pesquisa, além de verificar as nossas atividades, também contribui para avanço do ensino dos nossos alunos”, afirma.

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