Educação

CONSCIENTIZAÇÃO

Escolas do município realizam ações alusivas à Semana da Mulher

Apresentações contaram com palestras e levantamento de dados realizados pelos estudantes sobre a temática

Publicado em: 11/03/2020 por Rafael Pestana

Secretaria de Educação

Escolas do município realizam ações alusivas à Semana da Mulher

Além de muito conhecimento, a programação também proporcionou brindes e lembrancinhas para as mulheres presentes (Foto: IMADRONEBR)

Para celebrar a semana do Dia Internacional da Mulher, escolas da rede pública de ensino prepararam programação especial para envolvendo alunos e toda a comunidade escolar. Na Frei Manoel Procópio, para celebrar a ocasião, o evento foi regado com poesias, músicas, mulheres que fizeram história,participação de cantor e compositor e um jantar especial com entrega de lembranças.

Já na Escola Núcleo Santa Cruz, a temática relativa ao Dia da Mulher trabalhou a conscientização sobre os crescentes casos de violência e feminicídios em todo o país. Na oportunidade, foram apresentados dados colhidos por meio de pesquisa de campo realizada pelos alunos, cordel intitulado Maria da Penha, entre outras atividades.

Temas com violência, direitos e saúde da mulher, foram desenvolvidos desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. A coordenadora pedagógica, Leylia Mara, destaca que "esses temas foram abordados na Educação Infantil com linguagem adequada e lúdica, pois é na base que se constrói uma sociedade mais consciente e mais justa, que reconhece os seus direitos e os direitos dos outros. As mulheres tem o seu valor e devem ser respeitadas e valorizadas independente de classe, cor ou qual seja a sua ocupação na sociedade".

Também foi realizado mini palestras com as crianças sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Apresentamos dados sobre as mulheres no mercado de trabalho, além de homenagens com músicas, poesias e lembranças oferecidas para as mulheres presentes. A programação contou ainda com a apresentação teatral sobre mulheres que fizeram história e heroínas de todos os lugares.

Na Escola Municipalizada Caminho do Saber, além das apresentações realizadas pelos alunos, também foram realizadas rodas de conversa sobre a história da função social da mulher e a programação especial teve seu encerramento com o sorteio de brindes.

Educação