Educação

CONHECIMENTO

Estudantes da zona rural de Imperatriz participam de concurso de leitura

As competições foram realizadas por meio da leitura em voz alta de textos literários

Publicado em: 21/11/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Estudantes da zona rural de Imperatriz participam de concurso de leitura

Projeto tem o objetivo de auxiliar na alfabetização e desenvolver a prática de ler na vivência dos estudantes (Foto: Letícia Holanda)

Escola Municipal Humberto de Campos, localizada no povoado Açaizal, na estrada do arroz, realizou Concurso de Leitura com os estudantes de 2º ao 5º ano. O projeto da Secretaria de Educação (Semed), ocorreu nesta terça-feira (21), com entrega de certificados do Aluno Leitor e medalhas de ouro, prata e bronze para os campeões.

As competições aconteceram entres alunos, no qual fizeram a leitura de textos literários, sob o olhar atento da equipe de professores avaliadores. Os participantes foram analisados pela fluência na leitura, entonação, ritmo, pontuação, além da expressividade e articulação.

Iniciativa tem o objetivo de auxiliar na alfabetização e desenvolver a prática de ler na vivência dos estudantes. A aluna e medalhista de ouro, Ludmila Coutinho, destaca: “tenho o hábito da leitura no dia a dia e o projeto permitiu que eu melhorasse minha forma de ler, para ajudar no crescimento da aprendizagem e na formação mais para frente”.

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, frisa que é mais um projeto da Secretaria de Educação para o crescimento do ensino. “Estamos ativos com as ações pedagógicas nas escolas da zona rural, com o apoio do secretário de Educação, José Antonio, olhando para alfabetização das crianças e em incentivo à leitura”, garante.

A professora da sala multisseriada, Analice Alves Silva, que atende alunos de diferentes idades e turmas, observa o empenho dos alunos com o concurso. “Desenvolvemos diversas ações antes da seletiva, como o pit stop de leitura, o Dia de Ler Todo Dia, a maleta viajante que as crianças levam os livros para casa para usufruir com os familiares, e sempre é um processo contínuo de treinamento para fluência e o resultado veio com os vencedores do projeto”, afirma.

Educação