Educação

OPORTUNIDADE

Prefeitura apresenta proposta de criação do Prouni Imperatriz às Instituições de Ensino Superior

Programa irá conceder bolsas de estudos integrais a estudantes oriundos rede municipal

Publicado em: 12/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura apresenta proposta de criação do Prouni Imperatriz às Instituições de Ensino Superior

Representantes da Fest; Universidade Ceuma e Faculdade Coelho Neto participaram da reunião (Foto: Assessoria)

Secretário de Educação, Josenildo Ferreira, reuniu-se com representantes de Instituições de Ensino Superior de Imperatriz, para apresentar projeto “Programa Municipal de Universidade para Todos - Prouni Imperatriz”. Encontro ocorreu na última quinta-feira, 11, no gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Considerada uma  proposta inovadora para a cidade, o projeto irá beneficiar milhares de estudantes egressos da rede municipal abrindo mais uma porta de acesso ao Ensino Superior.

Na reunião foi apresentado o projeto de lei que propõe a criação do programa na concessão de bolsas de estudos universitárias integrais para estudantes de cursos presenciais de graduação. Houve destaque para artigos que mencionam que o candidato deve ser oriundo de escola pública municipal, comprovar situação socioeconômica de baixa renda e critério de seleção, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. A execução ficará sob responsabilidade da Semed.

Entre os presentes, Faculdade Santa Teresinha, Fest; Universidade Ceuma e Faculdade Coelho Neto. Como programa funcionará a partir do incentivo de compensação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ISSQN, das instituições, houve ainda, participação do secretário da Fazenda, Josafan Bonfim, para tratar dos trâmites financeiros.

Essa iniciativa já existe em algumas regiões do país e ganhou admiração do secretário de Educação, pois garante inúmeros benefícios a população jovem. O texto da lei  recebeu adaptações da equipe de projetos da Semed e ao final da reunião foi disponibilizado para contribuição das instituições.

De acordo com Josenildo Ferreira, titular da pasta, o Prouni Imperatriz está previsto para ser implantado a partir do segundo semestre de 2019. “Temos um polo universitário de renome não só da cidade, mas na região. Absorvemos alunos de todas as cidades e estados vizinhos, por isso temos a obrigação de trazer inovação para educação e desenvolver projetos em benefício do crescimento dos nossos alunos”, observou.

 Alexsandro Lima, diretor geral da Universidade Ceuma, campus Imperatriz, elogia a iniciativa. “Nossa instituição vê com bons olhos esse projeto que é muito interessante, principalmente para a classe carente da cidade. Estamos juntos para construir esse projeto a várias mãos e fazer com que chegue, efetivamente, a comunidade que tanto precisa”, frisou.

Educação