Educação

LEITURA

Prefeitura de Imperatriz e Instituto Oldemburg lançam Prêmio Livros Transformam Vidas

Concurso é direcionado para crianças, jovens e adultos das comunidades escolares

Publicado em: 22/03/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura de Imperatriz e Instituto Oldemburg lançam Prêmio Livros Transformam Vidas

Cada escola participante delegou três pessoas que atuarão como jurados regionais do prêmio, que serão mobilizadores literários desse projeto. (Foto: Sara Ribeiro)

Numa parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, foi lançado nesta quinta-feira (21), o concurso literário “Prêmio Livros Transformam Vidas”. A iniciativa visa estimular o gosto pela leitura e pela escrita, aguçando o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O projeto é direcionado para as escolas municipais, Dom Pedro I, Domingos Moraes, Juscelino Kubitschek, Morada do Sol, Tiradentes e Tomé de Sousa, as mesmas contempladas em 2023 com acervo de 6 mil livros para suas bibliotecas, dando seguimento a parceria iniciada ano passado e valorização do uso das bibliotecas como espaços de aprendizado e crescimento intelectual.

Além disso, foram realizadas formações para agentes de leitura, ampliando o acesso e o uso desses recursos literários nas instituições de ensino. “No fomento a leitura e a escrita, queremos mobilizar as comunidades tanto escolares, quanto do entorno das escolas, para participarem dessa iniciativa e aperfeiçoar o conhecimento, a reflexão crítica das pessoas, da comunidade em geral”, destacou Daniela Quitete, coordenadora de projetos do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

Cada escola participante delegou três pessoas que atuarão como jurados regionais do prêmio, que serão mobilizadores literários desse projeto. Estes, ficarão responsáveis por divulgar, motivar, incentivar e estimular a leitura e seguir a proposta do projeto que é: escreva uma carta para o autor que você mais gostou.

“Nas nossas mãos temos um grande mecanismo para fortalecer a leitura e escrita nas escolas e está sob a nossa responsabilidade o sucesso de mais esse grande projeto, que é extraordinário para completar tudo aquilo que a gente faz, que vai além de oferecer acesso, mas a permanência e o sucesso do aluno”, frisou Domingos Bandeira, secretário Adjunto de Educação.

As inscrições serão feitas nas salas de leitura de cada escola, através de um formulário on-line, que será preenchido e inserida a carta do candidato. O prazo de inscrição será de dois meses para que de tempo para o processo de leitura e a escrita e serão três categorias, contemplando a criança, o jovem e o adulto.

Educação