Educação

CONHECIMENTO

Imperatriz terá 5ª edição do projeto Dia de ler Todo Dia

As mobilizações sobre leitura ocorrem nas 149 escolas da rede municipal de ensino

Publicado em: 11/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Imperatriz terá 5ª edição do projeto Dia de ler Todo Dia

Objetivo é valorizar a leitura e proporcionar ações que levam arte, literatura e história. (Foto: Arquivo)

As mobilizações pelo Dia Mundial pela Leitura, desde o mês de agosto foram intensificadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Semed, nas escolas da rede pública de ensino. Projeto “Dia de Ler, Todo Dia”, principal ação de incentivo à leitura, terá lançamento oficial da 5ª edição, no dia 13 de setembro, às 9h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB.

De acordo com a coordenação do departamento de Assessoria Pedagógica da Semed, responsável pela organização do evento, objetivo é aperfeiçoar e valorizar o cidadão, através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito. “Estamos incentivando ações pela leitura em todas as escolas da rede municipal de ensino, estendendo-as a outras instituições do município e sociedade civil”, informou Cleres Carvalho.

O projeto “Dia de ler, Todo Dia”, enfoca o ato de ler como ponto de partida para construção do pensamento lógico, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. “A mobilização favorece que as escolas enfatizem o valor da leitura, com mais entusiasmo, importante para emancipação social e promoção da cidadania”, destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

Mobilização das Escolas – As instituições realizam os projetos individuais, com mobilização de toda a comunidade escolar. Com tema “Ler é viajar sem sair do lugar”, a Escola Municipal Dom Affonso, do bairro Ouro Verde, realizou momento de leitura para incentivar a construção do hábito de ler como atividade prazerosa, relacionando autor e turma.

Cada turma ficou responsável por leitura de autores renomados da literatura brasileira. O 2º ano vivenciou as obras de Vinicius de Moraes; o 3º ano, com Monteiro Lobato; 4º ano, Os Super Heróis (Stan Lee); 5º ano, Maurício de Sousa. As atividades nas 149 escolas seguem com preparativos para o grande dia “D” de mobilização pela leitura, que ocorre dia 20 de setembro, na Praça da Cultura. 

5ª Edição – O projeto dia de Ler Todo Dia, surgiu com movimento em Barueri - SP, em 2013, tendo continuidade em 2015, com adesão de todo o Brasil e países como Estados Unidos, Paquistão e Austrália. Esta é a 5 edição promovida pela Semed, envolvendo todas as unidades de ensino, com parceria de Instituições de Ensino Superior, igrejas e os Institutos Ecofuturo e PES.

Educação