Educação

GESTÃO

Semed realiza I Formação Continuada para gestora das escolas municipais

Encontro segue até sexta-feira, 22

Publicado em: 19/03/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed realiza I Formação Continuada para gestora das escolas municipais

A formação continuada contabilizará quatro encontros ao ano (Foto: Patrícia Araújo)

Com tema “A organização do Conselho de Classe: uma proposta de reestruturação”, iniciou nesta terça-feira, 19, na Escola Maria Evangelista, I Formação Continuada de 2019, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, para equipe gestora. Participam gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, supervisores e orientadores educacionais, de 1° a 9º ano, do Ensino Fundamental.

Parte do calendário de ações da Semed, a formação se estenderá até a próxima sexta-feira, 22. Pela quantidade de unidades de ensino, que somam 145, as atividades foram divididas por polos, de acordo com os bairros, sendo que cada dia, uma escola referencial receberá os participantes. A formação continuada contabilizará quatro encontros ao ano.

Com tema sugerido pelos próprios profissionais, o conselho de classe já é realizado nas instituições, porém com a formação busca-se efetivar uma proposta nova apresentada pela Semed, de reestruturar o modelo utilizado, garantindo um conselho democrático, pautado no que os documentos oficiais que o Ministério da Educação, MEC, propõe. “Além de estarmos debatendo sobre o conselho de classe democrático e sua finalidade, também acompanharemos o desenrolar desse trabalho e sua aplicação”, informou Cleres Carvalho, coordenadora da assessoria pedagógica da Semed.

A ação possibilitou ainda, discutir sobre o estatuto do servidor, com objetivo de assessorar gestores nos assuntos administrativos, pontuando somente os quesitos que são referentes a escola e suas rotinas.

A coordenadora pedagógica, Patrícia Ribeiro Areia Santos, destaca o momento, como de aperfeiçoamento dos saberes. “São conhecimentos que aproximam os pressupostos teóricos a prática pedagógica. Uma oportunidade para refletir sobre a realidade do conselho de classe e repensar nossa prática, enquanto gestores e coordenadores e representantes legais da escola”, finaliza.

Nos próximos dias, os encontros serão realizados nos polos Vila Nova, na Escola Madalena de Canossa; Zona Rural, na Unidade Regional de Educação, Urei; polo centro, Escola Wady Fiquene; Bacuri, Escola Tiradentes; Santa Rita, no Jísca e Vila Lobão, na Escola Marieta Albuquerque.

Educação