Notícias

CAPACITAÇÃO

Equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Socorrão participa de treinamento

Durante a capacitação, foi apresentado o novo fluxo de trabalho

Publicado em: 27/01/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Socorrão participa de treinamento

O núcleo é o responsável pelo levantamento das Doenças de Notificação Compulsória no hospital, a exemplo de covid-19 e meningites. (Foto: Maira Soares)

Com objetivo de atualizar os processos de notificação epidemiológicas e apresentar novo fluxo de trabalho, profissionais do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI-Socorrão), participaram de um treinamento, durante esta semana. O núcleo  é responsável pelo levantamento das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), no hospital, a exemplo de covid, leishmaniose, meningites e outras. 

Durante a capacitação, foi apresentado o novo fluxo de trabalho, que vai desde a identificação de doenças de notificação compulsória até a inserção dos dados diretamente na plataforma do Ministério da Saúde, e o plano anual das atividades a serem desenvolvidas. “A investigação desses casos pode impactar na saúde pública, ao demonstrar o surgimento de novas doenças ou mudanças em doenças existentes, ou no seu comportamento epidemiológico, por isso é necessário que a nossa equipe esteja bem alinhada quanto a todos os procedimentos de notificação e, também, ouvir quais os desafios encontrados pelo núcleo”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

O coordenador do  Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HMI, Robson Mariano, reforçou a importância dessa capacitação contínua da equipe para o bom andamento dos trabalhos. “Por meio desses encontros, podemos observar junto aos nossos colaboradores, na prática, como estão as notificações, o grau de dificuldade na coleta de dados. Além disso, discutimos estratégias que nos tornem mais assertivos na tomada de decisões”, destacou.

“Entre as ações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, tem-se o monitoramento, avaliação e divulgação do perfil de morbimortalidade hospitalar; a elaboração de diagnóstico, a notificação negativa dos casos e óbitos, semanalmente, quando não houver casos de DNC no hospital. Para isso, os pacientes ao dar entrada no hospital serão notificados, conforme critérios do Ministério da Saúde, a partir de fichas específicas para cada diagnóstico, considerando os sintomas do paciente”, comentou o diretor do Socorrão, Vitor Pachelle.

Notícias