Especial

AÇÕES 2019

Prefeitura já realizou limpeza de mais de 22 quilômetros de riacho

Frentes de serviços atuam em diversos segmentos e pontos da cidade

Publicado em: 27/12/2019 por Rafael Pestana

Prefeitura já realizou limpeza de mais de 22 quilômetros de riacho

Equipes da SLP realizaram limpeza e desobstrução de riachos e bocas de lobo, além dos serviços do Arrastão da Limpeza. (Foto: Assessoria)

Após graves problemas gerados pelas chuvas no início do ano, que causaram inúmeros alagamentos, desalojando mais de 500 famílias, a Prefeitura de Imperatriz organizou frentes de serviços para atuar nas principais áreas afetadas. Por intermediação da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, a cidade já recebeu limpeza e desobstrução em mais de 22 quilômetros de riachos. A iniciativa foi executada nos principais riachos que cortam Imperatriz, entre eles, Bacuri, Capivara, Cacau e do Meio.

Equipes do município atuaram principalmente realizando roço nas margens dos riachos e a remoção de entulhos que obstruíam e dificultavam a fluidez das águas. Ao todo, mais de 15 toneladas de lixo foram removidos dos riachos de Imperatriz. Além da desobstrução de aproximadamente 70 bocas de lobo, beneficiando os bairros Centro, Cafeteira, Vila Nova, Vila Lobão, Juçara, Nova Imperatriz, Mercadinho e Bacuri.

“Visando preparar a cidade para receber um aumento no fluxo das águas dos riachos, provenientes do período de chuva, nossas equipes atuaram em diversos pontos, em especial naqueles mais críticos. Em alguns trechos, as frentes de serviços realizaram o alargamento das margens dos riachos. Apesar de termos beneficiado uma parcela significativa da cidade, nossas equipes seguem trabalhando para diminuir, e quem sabe até evitar, que esses alagamentos aconteçam novamente”, declara Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

Outros pontos que receberam atenção redobrada das frentes de serviços do município foram a limpeza e organização da cidade. O secretário Alan Johnes destacou que, “a gestão do prefeito Assis Ramos, através da SLP, mantém o compromisso com os cidadãos, por isso as ações não ficaram focadas apenas nos riachos”. Medidas voltadas para garantir uma cidade mais bonita para a população imperatrizense, resultou na coleta de mais de 82 toneladas de lixo domiciliar, com as equipes trabalhando diariamente, nos três turnos.

Contando com seis equipes, o mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza, já passou por praticamente todos os bairros de Imperatriz, somando mais de 15 mil quilômetros de ruas varridas. As frentes de serviços recolheram mais de 50 toneladas de diversificados, provenientes principalmente da remoção de pontas de lixo. E as equipes responsáveis pela poda e remoção de gralharias e resíduos verdes, removeram uma média de 10 toneladas. Até o fim do ano, esses números devem aumentar, pois as ações da SLP são realizadas de forma ininterrupta para garantir o bem-estar da população.

Especial