Especial

BALANÇO

Grupo Tático de Trânsito atendeu mais de 1017 ocorrências de acidentes em Imperatriz

Mais de 755 pessoas firmaram acordos de acidentes de trânsito

Publicado em: 20/12/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Grupo Tático de Trânsito atendeu mais de 1017 ocorrências de acidentes em Imperatriz

De prontidão, Grupo Tático de Trânsito da Setran atende ocorrências de acidentes 24 horas por dia em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

De janeiro a novembro deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através do Grupo Tático de Trânsito, GTT, prestou atendimento a mais de 1017 ocorrências de acidentes no perímetro urbano de Imperatriz, em 2019. No geral, foram atendidas neste período aproximadamente 2103 pessoas.

O coordenador do grupamento especial, o GTT, Edmilson Vieira, explicou que o número de acordos celebrados chegou a 359, ou seja, mais de um por dia em Imperatriz. Além disso, o número de condutores que firmaram acordos totalizou 755. “É uma grande conquista para o trânsito para a comunidade através da prestação de serviços oferecida pelo grupamento especial da Setran”, disse.

Ele destaca que neste período foram atendidas 2103 pessoas envolvidas em ocorrências de acidentes de trânsito nas vias de Imperatriz. “Temos mais de 10 agentes e viaturas à disposição exclusiva para atendimento gratuito e 24 horas à população imperatrizense para realizar acordos no local de acidente e fazer o registro do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – BOAT”, acrescentou.

O diretor Executivo da Setran, Ráder Leão, observa que “o GTT foi criado com objetivo específico de desenvolver ações de emergência em situações de acidentes sem vítimas no perímetro urbano de Imperatriz. Temos pouco mais de um ano e três meses de funcionamento do grupamento especial, mas com resultados bastante positivo”, afirma.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, ressalta que “desde que foi criado o GTT o serviço de levantamento pericial, e de apoio às outras unidades operacionais da Setran, foram agilizados em Imperatriz”. “É resultado de treinamentos e capacitações, a exemplo do curso de Identificação Veicular ofertado, semana passada, pelo 3º Batalhão de Polícia Militar”, contou.

EVENTOS

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes também contabilizou no período de janeiro a novembro deste ano, 168 atendimentos de eventos durante os finais de semana (sábado, domingo e feriados).

Destacam-se corridas de ruas, caminhadas, passeios ciclísticos, carnaval, aniversário de Imperatriz, desfile de 7 de setembro, Corpus Christi, praias, feira do Mercadinho, jogos no estádio Frei Epifânio e eventos diversos na cidade.

                           Projeto de “Educação para o Trânsito” contabiliza 323 ações

Com linguagem simples, acessível e adequada a cada faixa etária, além de outras atividades dirigidas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através da coordenação de Educação para o Trânsito realizou neste ano 102 palestras em escolas, 13 em empresas e 01 em universidade de Imperatriz.

Foram transmitidas aos alunos noções básicas de segurança no trânsito e reforçada a necessidade de conduta preventiva no trânsito, através de valores como a ética, a solidariedade e a colaboração, eixos norteadores da transformação do homem no trânsito.

A coordenadora Teresinha Miranda explica que “as palestras nas escolas tem como objetivo a formação de agentes multiplicadores dentro de sua família e comunidade, incentivando para uma reflexão em relação aos diferentes fatores que interfere no trânsito e possam melhorar suas atividades para assim evitar acidentes e preservar vidas”.

Campanhas

A Setran também desenvolveu campanhas educativas com objetivo de mobilizar, informar, prevenir e alertar a população para adotar comportamentos que tragam segurança e qualidade de vida no trânsito.

Teresinha Miranda cita, por exemplo, a campanha Maio Amarelo que durante todo mês foram realizadas ações que chamassem atenção da sociedade para refletir sobre os acidentes e sequelas.

Em parceria com os demais órgãos de segurança viária, a Setran participou ainda da Semana Nacional de Trânsito que envolveu entidades eclesiásticas, religiosas, civil, Ministério Público, auto-escolas, escolas de Ensino Fundamental, Médio e universidades.

“Objetivo foi chamar atenção para mudanças de atitudes cotidianas no trânsito, mostrar dados estatísticos de acidentes que causam prejuízos materiais e perdas de vidas”, justificou ela.

Além disso, a Setran participou do “Vida em Conexão com Universidades”, projeto de conscientização dos ouvintes a respeito da importância de um trânsito seguro, tendo em vista que, de acordo com as estatísticas os jovens entre 18 a 25 anos são os mais vitimados pelos acidentes de trânsito.

Agente de Trânsito Mirim beneficia dezenas de crianças e adolescentes

O Agente de Trânsito Mirim, considerado um dos maiores projetos sociais, beneficia dezenas de crianças e adolescentes dos bairros de Imperatriz. É o que observa o secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga.

“Medida visa despertar no aluno o senso de cidadania no trânsito, conscientizar os pais da necessidade para um comportamento correto e seguro na via”, disse ele, além de levar pais, filhos e escola a refletir sobre o papel de cada um tem na educação no trânsito.

Os novos Agentes de Trânsito Mirim aprenderam noções de legislação de trânsito, cidadania e ética, meio ambiente, primeiros socorros, prevenção de acidentes, prevenção de entorpecentes e envolvimento dos pais na promoção de mudanças comportamentais no trânsito.

Faixas de pedestres – Com o apoio dos agentes de trânsito, o projeto Travessia Segura orientou dezenas de pedestres sobre o uso correto da faixa, a utilização da sinalização adequada, considerada essencial à prudência e o respeito mútuo para a promoção de segurança no trânsito. “Temos feito ainda atividades de conscientização do ciclista para respeito às normas de circulação viária”, concluiu Leandro Braga. 

 

                                 RESUMO DAS ATIVIDADES DE TRÂNSITO EM 2019

 

AÇÕES                                                                    NÚMERO DE ATIVIDADES

 

Palestras em escolas                                                                           102

Palestras em universidades                                                                  01

Palestras em empresas                                                                          13

Ações externas                                                                                     74

A Gente Faz Cidadania                                                                       08

Ações integradas                                                                                 21

Ações de agentes mirins                                                                      39

Eventos                                                                                                16

Igrejas                                                                                                  07

Travessia segura                                                                                   42

Total de ações                                                                                   323

 

 

Especial