Especial

BALANÇO

Mais de duas mil placas de sinalização de trânsito são instaladas em Imperatriz

Foram implantados ainda mais de 3 mil tachões e tachinhas refletivas e pintadas mais de 195 faixas de pedestres

Publicado em: 23/12/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Mais de duas mil placas de sinalização de trânsito são instaladas em Imperatriz

Reforço da sinalização na Avenida Getúlio Vargas contemplou pintura de faixas de pedestres, divisão de fluxo, faixa de bordo e estacionamento (Foto: Gil Carvalho)

A Prefeitura de Imperatriz, através do setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, instalou no período de janeiro a novembro deste ano mais de 2 mil placas de sinalização, entre primeira fixação e substituições, em diversas ruas e avenidas dos bairros da cidade.

De acordo com o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, foram instaladas este ano 478 placas de pare; 458 placas de proibido estacionar; 137 placas de pare,siga em frente ou vire à direita; 132 placas com siga em frente ou vire à esquerda; 97 placas de vaga exclusiva para motos e 68 placas de carga e descarga.

Segundo ele, o município também realizou a instalação de tachões e tachinhas refletivas em 75 cruzamentos de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz, totalizando a aplicação de 3.153 dispositivos auxiliares de sinalização de trânsito. “De maneira significativa, esses dispositivos contribuíram na redução de acidentes de trânsito em vários cruzamentos da cidade de Imperatriz”, justificou.

Também foram colocadas neste ano mais seis paradas de ônibus, abrigos que protegem os usuários de transporte coletivo da chuva e do sol, projeto que será ampliado no próximo ano com a aquisição de novas paradas.

Lombadas

A Secretaria Municipal de Trânsito, depois de realizado levantamento técnico, construiu 30 lombadas em pontos estratégicos da cidade para reduzir a velocidade de veículos, visando diminuir a quantidade de acidentes nas vias de intenso fluxo de automóveis.

O secretário Leandro Braga assinala que desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos o foco tem sido no reforço da sinalização, educação e fiscalização para melhorar, cada vez mais, o trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

Ele aponta que foram realizadas pinturas viárias no setor do Mercadinho [da Avenida Ceará até a Rua Paraíba]; faixa de retenção de moto na Avenida Bernardo Sayão e Getúlio Vargas; pintura de toda extensão da Avenida Getúlio Vargas [estacionamento, divisão de fluxo, faixa de bordo, cambitos e de pedestres].

Também foram realizados pintura da Praça do Conjunto Vitória; de nome pare na via e ainda da rua de acesso ao posto de saúde do Conjunto Vitória. Pintura da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em toda a sua extensão, incluindo ainda estacionamento, divisão de fluxo, cambitos, faixa de bordo e faixa de pedestre.

Mudanças

A Setran realizou também mudanças na Rua Itamar Guará, no Maranhão Novo, que deixou de ser sentido duplo para único, incluindo a pintura em toda a sua extensão e implantação de placas de sinalização; Rua Manaus, Nova Imperatriz, também deixou de ser sentido duplo para único e com a substituição de todas as placas da via; Rua Padre Cícero passou a ser sentido único e recebeu reforço na sinalização com pintura de solo, substituição de placas e proibição de estacionamento em um lado da rua.

Outra rua que mudou de sentido duplo para único foi a Mato Grosso e a Antônio Miranda, Entrocamento-Beira-Rio passou a ser preferencial. “Mudanças ainda o sistema binário as ruas Carajás, São Paulo, Paulo Ramos, Albano e Dom Vital”, concluiu.

Especial