Especial

RETROSPECTIVA

Secretaria de Esporte divulga balanço de ações

Criação do terceiro núcleo do programa Jiu-Jitsu nas Escolas e início da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros foram destaques do ano

Publicado em: 20/12/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Secretaria de Esporte divulga balanço de ações

A edição de 2019 dos Jogos Escolares Imperatrizenses teve mais de 100 escolas, em um universo de mais de 7 mil atletas. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel, realizou diversos eventos esportivos em 2019, além de incentivar atletas imperatrizenses nas mais variadas modalidades, nos Jogos Escolares Imperatrizense (JEIS), Jogos Escolares Maranhenses (JEMS) e Jogos Escolares da Juventude (JEJ), este último em duas etapas, realizadas em Natal-RN e Criciúma-SC.

No balanço de ações apresentado pela Secretaria, estão avanços em todos os setores de atuações da pasta durante o ano de 2019. Dentre eles, a criação do terceiro núcleo do programa Jiu-Jitsu nas Escolas, no Conjunto Vitória, que está em pleno funcionamento no Ginásio Poliesportivo Rafael da Silva Nascimento, contemplando mais 60 alunos de escolas do ensino municipal e a Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, que é realizada com a participação de 71 equipes de bairros e de povoados da zona rural do município de Imperatriz. No projeto Jiu-Jitsu Nas Escolas, o prefeito Assis Ramos autorizou a criação do quarto núcleo, no bairro Bacuri.

"Em 2019, a Sedel esteve presente em centenas de competições e eventos esportivos e culturais, contribuindo com estrutura física, troféus e medalhas. A Secretaria também participou de todas as edições do programa A Gente Faz Cidadania, a última realizada no Colégio Jair Rosignolli, no bairro Santa Inês"; explicou Luiz Gonga Pereira Sousa, secretário de Esporte. 

Órgão mais uma vez deu total apoio à Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), no Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série C. Em parceria com o Cavalo de Aço, a Sedel desenvolveu o projeto Torcida Cidadã, que em 2019, chegou a sua 29ª edição, já tendo contemplado mais de mil crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos, de escolas da rede municipal e de projetos sociais de Imperatriz, que assistiram os jogos de maneira gratuita na tribuna de honra do Frei Epifânio. 

Competições

A edição de 2019 dos Jogos Escolares Imperatrizenses teve mais de 100 escolas das redes municipal, estadual e particular, em um universo de mais de 7 mil participantes entre alunos/atletas, professores e coordenadores. Além disso, a Sedel deu total apoio logístico para a realização pela terceira vez consecutiva, da Seletiva Regional para os Jogos Escolares Maranhenses, esse ano com a participação de 12 municípios da região tocantina e sul do estado. 

Apoiou também a Corrida 16 de Julho, tradicional evento que faz parte das comemorações do aniversário de Imperatriz, como também a realização dos Jogos na Areia, durante o período de veraneio na Praia do Cacau. Vale destacar também a colaboração da Sedel na disputa do Parajeis, com alunos se classificando para disputar o Brasileiro em São Paulo.

Quadras poliesportivas

A Sedel coordena 15 quadras poliesportivas, sendo que 14 estão em plena atividade, três foram revitalizadas e ampliadas e uma está em fase de construção, na Praça Mané Garrincha.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa disse que vem se empenhando bastante para desenvolver ações e para isso tem total e irrestrito apoio do prefeito Assis Ramos. “Foi bastante positivo o ano de 2019 para a Sedel e para 2020 temos a previsão da mudança da nossa sede para o Complexo Esportivo Barjonas Lobão e principalmente um projeto para um grande evento de natação em parceria com a Semed que será com certeza uma das maiores competições do gênero no Maranhão”, finalizou. 

 

 

Especial