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RETROSPECTIVA

Seplu divulga ações dos últimos quatro anos

Atividades envolvem emissão de documentos e ordenamento da cidade

Publicado em: 24/12/2020 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Seplu divulga ações dos últimos quatro anos

“A equipe da Seplu desenvolveu importantes trabalhos nesses quase quatros anos de gestão do prefeito Assis Ramos”, disse Fidélis Uchôa. (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, divulgou balanço de ações realizadas pela administração municipal no período de 2017 a 2020. Em números, órgão chegou aos primeiros dias de dezembro com cerca de 9.214 atendimentos envolvendo emissões de documentos e atividades de ordenamento do município.

O secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa, explica sobre a importância dos trabalhos da pasta. “Apesar de um ano atípico, em virtude da Covid-19, a equipe da Seplu desenvolveu importantes trabalhos nesses quase quatros anos de gestão do prefeito Assis Ramos. Nossas principais atividades foram vinculadas aos processos cotidianos da sociedade. Nosso objetivo é sempre elevar o grau de percepção dos nossos munícipes sobre a importância de se ter uma cidade organizada”, explicou.

Na parte de emissão de documentos foram realizados em torno de 5.849 procedimentos, destacando a expedição de Alvarás de Construção, Comercial e Regularização, Habite-se, Certidão de Uso e Ocupação do Solo, Remembramento e Desmembramento.

Em relação às ações do Departamento de Postura da Seplu, responsável pela organização do espaço público, fiscalização de obras irregulares e outras situações, os números se aproximam de quase 3.400 ocorrências, incluindo demandas de denúncias e serviços executados, que vão desde notificações, auto de infrações, processos/ofícios e embargos.

Instalada no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador, a Secretaria de Planejamento Urbano atua em conformidade com leis e normas, dentre a Lei Federal 10.098/2000, conhecida como Lei de Acessibilidade, o Código de Postura, Lei Municipal, 850/1997, e a Lei das Calçadas, 1642/2016, que dispõe sobre a Política de Controle e Fiscalização dos passeios públicos.

São atribuições da Seplu examinar e despachar processos relativos a loteamentos, parcelamentos de glebas e terrenos, do uso e ocupação do solo, subsolo e espaço aéreo. A pasta também é responsável em planejar, avaliar e fiscalizar as políticas públicas e ações relativas às obras públicas, ao desenvolvimento urbano, ao saneamento básico e às edificações, como também, revisar e monitorar a formulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município.

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