Esporte

ESPORTE

Lançado Programa Estação Juventude 2.0

Atividades serão realizadas no Recanto Universitário, Vila Fiquene

Publicado em: 22/11/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Lançado Programa Estação Juventude 2.0

Evento contou com apresentações de capoeira e jiu-jitsu (Foto: Edmara Silva)

Jovens entre 15 e 29 anos agora têm um novo espaço para qualificação profissional e incentivo ao enriquecimento cultural. Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Imperatriz oficializou nesta quinta-feira, 22, início das atividades do programa Estação Juventude 2.0, no Recanto Universitário, Vila Fiquene. Evento contou com apresentações de capoeira e jiu-jitsu.

Ação sistematizada através do Sistema Nacional de Juventude, Sinajuv, tem como foco oportunizar formação ampla a jovens de áreas vulneráveis. "Esse projeto vai ajudar a toda a cidade, pois através da qualificação, encaminhamento ao mercado de trabalho e incentivo à cultura, inclusive com oportunidades de lazer, muitas famílias terão sua realidade social transformada para melhor", comemorou o secretário municipal de Esporte e Juventude, Weudson Feitosa.

Dona Maria Rodrigues, de 68 anos, tia da aluna Ana Beatriz de 8 anos que estuda na escola José de Alencar destacou que o projeto é muito importante, porque às vezes não tem condições de pagar uma capacitação, e agora com esse projeto vai facilitar o acesso a sua sobrinha. "É um projeto de inclusão que traz muitos benefícios na educação, esporte e arte, pois serão menos jovens envolvidos com a criminalidade e mais jovens vivendo transformação social", ressaltou o vice-prefeito Alex Rocha.

Francisco de Assis Costa Filho, secretário nacional de Juventude destacou o protagonismo da gestão municipal no cenário nacional. "Temos que enxergar os jovens como sujeitos de direitos que necessitam de atenção especial, pois representam 27% da população do país, somente em Imperatriz temos mais de 74 mil jovens, representando cerca de 30% da população local. Quando observamos o estudo específico da comunidade local, e infelizmente Imperatriz apresenta uma das maiores taxas de mortalidade entre jovens e negros a cada cem mil habitantes. Precisamos compreender que temos uma dívida histórica com essa importante camada da população, e nessa busca de correção é que estamos aplicando recurso público do Governo Federal para corrigir e amenizar essas desigualdades, após quatro anos sem investimento, reorganizamos o programa e investimos quase R$ 12 milhões de reais, e Imperatriz é a segunda cidade do Maranhão a receber investimento do Estação Juventude. Esse será um espaço voltado à comunidade. Agradeço ao empenho da equipe do prefeito Assis Ramos em buscar mais essa oportunidade para a Imperatriz".

Evento contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira; dos vereadores Adhemar Freitas Junior (PSC) e Pedro Gomes (PSC); e a representante do Poder Judiciário, comissária Nataly Passos.

Esporte