Fazenda e Gestão Orçamentária

CIDADANIA

Orçamento Participativo recebe sugestões de moradores até 15 de setembro

Mandar propostas é simples e fácil, além de contribuir diretamente com a elaboração de metas para os gastos

Publicado em: 30/08/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Orçamento Participativo recebe sugestões de moradores até 15 de setembro

Todas as sugestões enviadas são coletadas pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) e registradas em ata. (Foto: Edmara Silva)

Uma gestão pública só se faz com a participação dos cidadãos, com o envolvimento de todos. A Prefeitura de Imperatriz conta com a participação popular para o envio de propostas ao Orçamento Participativo até 15 de setembro, no site https://imperatriz.ma.gov.br/portal/orcamento-participativo/orcamento-participativo.html. No formulário, é necessário preencher com algumas informações pessoais e responder sobre as demandas que quer informar ao Município. 

As sugestões enviadas são coletadas pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) e registradas em ata. Posteriormente, são analisadas e enviadas para secretarias e órgãos responsáveis pelos serviços. A adjunta do Órgão Central de Planejamento Orçamentário da Sefazgo, Heritany Brasil Reis, explica que qualquer cidadão pode enviar suas demandas para o “Orçamento Participativo”, basta que acesse a área específica do site e siga as orientações. 

“Após o cidadão deixar suas sugestões, vamos encaminhá-las para cada secretaria responsável. Por exemplo, se a sugestão for relacionada a problema de infraestrutura, será encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, onde a mesma, após analisar, irá incluí-la ou não no Plano Plurianual, e assim nos dará um retorno para podermos informar ao cidadão”, explica Heritany Brasil. Em caso da solicitação não ser acatada, o cidadão também terá uma justificativa.

No formulário digital é necessário preencher todas os dados pessoais como, nome completo, CPF, e-mail para contato e elaborar os pontos sobre as seguintes questões: "Qual o problema deve ser resolvido pela Prefeitura?", "Quais são as possíveis causas desse problema?" e "Quais as possíveis soluções para o problema?". Ao contribuir, o cidadão ajuda na elaboração do Plano Plurianual referente ao período de 2022/2025. A participação popular ajuda os gestores a terem noção da realidade do Município, além de ser indispensável para o bom funcionamento da democracia.

Fazenda e Gestão Orçamentária