Notícias

ESTACIONAMENTOS

Fiscalização controla uso das vagas prioritárias

Espaços para idosos e cadeirantes são regulamentados por lei e devem ser respeitados

Publicado em: 04/11/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Fiscalização controla uso das vagas prioritárias

Agentes de trânsito fiscalizam vagas prioritárias para idosos e deficientes físicos nas vias de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Em atendimento a ocorrências de uso irregular de vagas prioritárias, destinadas exclusivamente a idosos e pessoas com deficiência, agentes de trânsito intensificaram nesta semana o patrulhamento viário em áreas do setor comercial, shoppings center e supermercados de Imperatriz. A comunidade pode acionar o Disque Trânsito (99) 99198-6082, serviço que funciona 24 horas, para solicitar o deslocamento de viatura ao local.

A regulamentação das vagas é observada nas resoluções 303 e 304, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que preveem aplicação de multa, considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47; perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa com remoção do veículo para o pátio da Setran.

“Todos devem respeitar vagas especiais de estacionamento de idosos e deficientes. É preciso que haja conscientização dos condutores para que respeitem a importância dessas vagas para quem tem direito a elas”, diz o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos, o R. Santos, que intensifica o patrulhamento viário para coibir o uso irregular de vagas prioritárias nas principais ruas e avenidas dos bairros e do Centro, em Imperatriz.

Ele observa que o aumento das reclamações é decorrente da proximidade das compras de final de ano no setor comercial de Imperatriz, inclusive com veículos em circulação de várias cidades da região e estados vizinhos, como, por exemplo, do Pará e Tocantins. “Os usuários das vagas destinadas a idosos e deficientes devem portar credencial emitida pela Setran, devendo ficar exposta no veículo enquanto estiver utilizando a vaga exclusiva”, orienta.

Segurança viária

O supervisor R. Santos informou ainda que, nessa semana, agentes de trânsito atenderam ocorrência no cruzamento das avenidas Bernardo Sayão e Ceará, Nova Imperatriz, quando um transformador de energia elétrica estava em chamas, e tiveram que isolar a área e desviar o trânsito para garantir a segurança e a fluidez viária”.

“Nossas equipes estão mobilizadas para atendimento das ocorrências, assim que acionadas pela população através do serviço Disque Trânsito”, concluiu.

Notícias